Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Editais Abertos / Edital – Missão de Estudos nos Estados Unidos Parceria com a LADO International Institute

Edital – Missão de Estudos nos Estados Unidos Parceria com a LADO International Institute

por Renan Sales publicado 10/09/2018 11h53, última modificação 10/09/2018 11h53

Confira o edital em PDF

Edital de Abertura de Vagas para o Programa de Intercâmbio Acadêmico de curta duração, com ênfase em Ciências Jurídicas, oferecido pela LADO Institute – Washington/DC


Pelo presente instrumento, a Assessoria de Relações Internacionais da Faculdade Metodista de Santa Maria torna pública a abertura de vagas para o programa de intercâmbio acadêmico de curta duração, com ênfase em Ciências Jurídicas, oferecido pela LADO International Institute, em Washington/DC, Estados Unidos.


1 Da Estrutura do Intercâmbio
O intercâmbio na LADO está estruturado em atividades teóricas, com seminários e workshops com temas relacionados à área de Ciências Jurídicas. O objetivo é possibilitar que os estudantes e bacharéis vivenciem experiências acadêmicas em um país de língua inglesa, para que possam refletir sobre questões estratégicas de Direito numa perspectiva de internacionalização.

Os alunos participarão do programa regular de inglês da LADO (ESL – English as a Second Language), a fim de trabalhar vocabulário, gramática e todo conteúdo de General English para aprender, praticar e aprimorar o idioma. Tais aulas acontecerão de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h30. No período da tarde, das 14h às 16h haverá aulas específicas em Direito (ESP – English for Special Purposes – Law). Serão tratados temas como organização do Poder Judiciário estadunidense, e regramentos do Direito Civil, Penal e Internacional. A ideia central da missão é possibilitar o aprimoramento em inglês, com ênfase no Direito. A quinta-feira à tarde e a sexta-feira serão destinadas às visitas técnicas a museus, órgãos do Poder Legislativo e Judiciário, além de escritório de advocacia. Está prevista uma visita guiada ao Capitólio (https://www.visitthecapitol.gov/plan-visit/book-tour-capitol).

Antes de iniciar o programa, o aluno será submetido a teste de nivelamento, a fim de inseri-lo numa das dez classes regulares, de acordo com seu conhecimento do referido idioma. As aulas específicas de Direito congregarão todos os alunos vinculados a este intercâmbio.

As aulas específicas em Direito (ESP – English for Special Purposes – Law) ocorrerão durante duas semanas e os alunos podem optar pelo curso completo regular da LADO (ESL – English as a Second Language) com duração total de quatro semanas.


2 Do Calendário

- Período de inscrições: Enquanto houver vagas;
- Processo de seleção: ocorrerá simultaneamente ao processo de inscrição. Os alunos aprovados receberão o aceite formal por e-mail e serão encaminhados a formalizar a participação por meio do pagamento de taxa de inscrição;
- Cronograma:
Especificação - Curso com início em 01 de julho de 2019
Compra da passagem - Até 20/12/2018
Pagamento do programa - Até 45 dias antes do embarque
Data da viagem - 29/06/2019

 

3 Da Elegibilidade e Número de Vagas
Estudantes de todos os semestres e egressos do curso de Direito, Administração e Ciências Contábeis podem se inscrever, assim como docentes dos referidos cursos da Faculdade Metodista.


4 Da Inscrição
A inscrição deverá ser realizada via e-mail, com envio da ficha para o endereço: 


5 Da Taxa de Inscrição e do Pagamento do Custo do Programa
A taxa de inscrição de R$ 989,00 (novecentos e oitenta e nove reais) somente será paga pelos interessados efetivamente selecionados para participação no programa e a taxa não será reembolsável em caso de desistência.  O custo do programa, em dólares norte-americanos, será:

Duração do ESL = English as a Second Language (General English)

Valor

(U$)*

2 semanas

480.00

4 semanas

780.00

 

*Não estão inclusas as despesas com a passagem aérea, hospedagem, alimentação, deslocamentos para a escola e visitas técnicas, seguro saúde e despesas pessoais. 

Caberá exclusivamente ao interessado providenciar passaporte e visto de ingresso nos Estados Unidos. Em razão da exiguidade do curso, recomenda-se visto de turismo (B-2). O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado por meio de boleto bancário.


6 Hospedagem
Considerando que o curso será ministrado na sede da LADO International Institute em Washington/DC, situada na 401 9th St NW C100, o interessado poderá optar por um dos vários hotéis da região, ou aluguel por temporada, mediante Airbnb e similares. Cidades próximas como Arlington/VA também oferecem acomodações a preços razoáveis.

A LADO International Institute também oferece convênio para outras formas de acomodação:
- Casa de Família: Duas semanas em quarto privativo, com refeição: U$1.000.00 (inclui taxa de reserva de acomodação de U$ 245.00).

- Apartamento Compartilhado: Duas semanas em quarto compartilhado: U$695.00 (inclui
taxa de reserva de acomodação de U$245.00).
Observação: Os preços de acomodação para o curso de 4 semanas estão ainda sujeitos a cotação.

7 Passagem Aérea
A passagem aérea será comprada por cada participante depois de decisão em grupo para a escolha do melhor voo e melhores condições de pagamento.

8 Nível de Proficiência dos Participantes
Para melhor aproveitamento do curso, especialmente no que diz respeito às aulas específicas em Direito, os participantes devem ter, no mínimo, o nível Intermediário de proficiência em inglês.

Após o intercâmbio acadêmico, os estudantes deverão realizar um trabalho acadêmico, orientado pelos professores acompanhantes, relatando a experiência internacional e o que aprenderam durante o curso. Os melhores trabalhos poderão ser submetidos a publicação em revistas científicas, além de receberem créditos na Faculdade Metodista de Santa Maria, que reconhece os cursos da LADO Institute como atividade complementar de graduação.


9 Da Seleção
A seleção dos alunos inscritos será feita por comissão nomeada pela Assessoria de Relações Internacionais, e os critérios de seleção serão:
1) Motivações para participar do projeto;
2) Aproveitamento acadêmico;
3) Reputação do aluno durante o período acadêmico;
4) Nível de maturidade e capacidade de adaptação do estudante.

Observação: para participar da seleção o aluno deverá ter estudado pelo menos um semestre completo na Faculdade Metodista de Santa Maria. Egressos também podem se inscrever.


10 Mais Informações
Outras informações podem ser obtidas com a Assessoria de Relações Internacionais da Faculdade Metodista de Santa Maria, por meio do e-mail ari.fames@fames.metodista.br.

Santa Maria, 10 de setembro de 2018.
Assessoria de Relações Internacionais
Faculdade Metodista de Santa Maria