Disciplinas

por marcelo.figueiredo — publicado 19/07/2016 11h43, última modificação 04/07/2017 10h44

Disciplinas: 2.664h/a
Estágio Supervisionado: 378 h/a
Atividades Complementares: 162 h/a
Carga Horária Total do Curso: 3.204 h/a


1° Semestre

Futebol

Carga Horária: 72h
Ementa: Análise sócio-histórica e vivências dos métodos de ensino dos fundamentos técnicos; as diferentes táticas individuais e coletivas que compõem o desporto futebol orientados pelas suas regras oficiais.

Recreação

Carga Horária: 72h
Ementa: Reflexão sobre os conceitos da teoria do lazer e da recreação, com aplicação na prática em jogos, atividades e exercícios físicos.

Basquetebol

Carga Horária: 72h
Ementa: Estabelecimento de relações entre a origem e evolução e as principais escolas de basquetebol no mundo; fundamentos técnicos, situações de jogo e aspectos táticos; posições específicas; sistemas básicos de ataque e defesa; sistema de defesa individual e sistema de defesa zona; ataques contra a defesa individual e defesa zona; regras básicas.

Anátomo Fisiologia Sistêmica

Carga Horária: 72h
Ementa: Estudo anatomofuncional dos aparelhos e sistemas: nervoso, digestório, respiratório, cardiovascular, urinário, reprodutor e endócrino. Estesiologia.

Ginástica I

Carga Horária: 72h
Ementa: Busca de compreensão e aplicação das principais escolas ou métodos de ginástica, sua influência na atualidade e suas dimensões pedagógicas.

Filosofia

Carga Horária: 36h
Ementa: Busca a reflexão filosófica sobre seus campos conceituais: mitologia, linguagem, pensamento, cultura, ideologia e exclusão social; as novas tendências conceituais da filosofia em tempos de globalização. Desafios frente à contemporaneidade, como relações étnico-raciais, cultura afrodescendente e indígena. Filosofia nos períodos pré-socrático, clássico e moderno.

Cultura Religiosa

Carga Horária: 36h
Ementa: Aborda relações possíveis da ciência da religião, construindo pontes com as diversas áreas de conhecimento, com abordagens sobre: ciências, cultura, fenômeno religioso, transcendência, imanência, diversidades, peculiaridades, criatividade, singularidades, diálogo, tolerância, respeito.


2° Semestre

Redação Acadêmica

Carga Horária: 36h
Ementa: Abordagem teórico-metodológica das práticas técnico-científicas que circulam na esfera acadêmica, com ênfase ao desenvolvimento de competências e habilidades para a leitura e produção de paráfrases, resumos, resenhas, artigos e outros gêneros.

Atletismo I

Carga Horária: 36h
Ementa: Discussão sócio-histórica e vivência dos fundamentos técnicos, táticos e regras oficiais das provas de pista.

Futsal

Carga Horária: 72h
Ementa: Estudo sócio-histórico e vivências dos métodos de ensino dos fundamentos técnicos; as diferentes táticas individuais e coletivas que compõem o desporto futsal orientados pelas suas regras oficiais.

Informática

Carga Horária: 72h
Ementa: Descrição da organização funcional de um computador; identificação das principais formas de utilização e aplicação de computadores; introdução na utilização dos recursos da Internet; aprofundamento na utilização de programas aplicativos dos tipos processadores de texto, planilhas eletrônicas e banco de dados.

Medidas e Avaliação em Educação Física

Carga Horária: 36h
Ementa: Estudo e aplicação de diferentes técnicas de medidas e avaliação em educação física; Análise e interpretação dos resultados; Orientação sobre a diferenciação e aplicação de instrumentos e técnicas de medidas e avaliação.

Anatomia do Sistema Locomotor

Carga Horária: 72h
Ementa: Estudo da biologia do esporte e da atividade física. Conhecimento, localização, estrutura e funções do aparelho locomotor: ossos, músculos, articulações e ligamentos.

Ginástica II

Carga Horária: 36h
Ementa: Detalhamento teórico-prático das modalidades de ginásticas competitivas, iniciação desportiva das ginásticas: Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e de Trampolim.


3° Semestre

Atletismo II

Carga Horária: 72h
Ementa: Abordagem sócio-histórica e vivência dos fundamentos técnicos, táticos e regras oficiais das provas de campo.

Voleibol

Carga Horária: 72h
Ementa: Reflexão sócio-histórico e vivências dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento dos fundamentos técnicos e das táticas individuais e coletivas do desporto voleibol orientadas pelas regras oficiais vigentes.

Crescimento e Desenvolvimento Humano

Carga Horária: 72h
Ementa: Reflexão antro-biopsicossocial do processo de crescimento e desenvolvimento humano, relacionando os fatores internos e externos, característica dos estágios do crescimento e desenvolvimento, de acordo com a faixa etária e sua repercussão no indivíduo.

Primeiros Socorros

Carga Horária: 36h
Ementa: Assistência em primeiros socorros e urgência; técnicas de conhecimentos de sinais vitais e abordagem de indivíduos em situação de urgência; lesões no esporte e na atividade física.

Ritmo e Dança

Carga Horária: 36h
Ementa: Estudo do ritmo e os diferentes estilos de dança, bem como seu diálogo com a educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena.

Cinesiologia e Biomecânica

Carga Horária: 72h
Ementa: Aplicação da mecânica dos movimentos e as possibilidades de posicionamento do corpo em atividades diversas por meio do melhor uso dos padrões do centro de gravidade. Aborda a cinesiologia dos complexos articulares do membro superior, inferior e tronco; envolve a análise cinesiológica de movimentos variados, bem como a cinesiologia da postura, da marcha e ações desportivas.

Metodologia da Pesquisa I

Carga Horária: 36h
Ementa: Iniciação ao pensamento e conhecimento científico, dos métodos nas ciências naturais e sociais; conhecimentos nas pesquisas quantitativas e qualitativas, juntamente com as principais técnicas das pesquisas sócio-antropológicas e sua aplicação na Educação Física.

Sociologia

Carga Horária: 36h
Ementa: Visão geral da sociologia e seus temas fundantes, considerando as diversas perspectivas teóricas oferecidas pelas principais escolas sociológicas. Abordagens relativas às questões indivíduo-sociedade, elementos estruturantes dos sistemas sociais e seus conflitos, relações étnico-raciais, cultura afrodescendente e indígena.


4° Semestre

Musculação

Carga Horária: 72h
Ementa: Introdução às bases teóricas e práticas na elaboração e aplicação dos métodos de treinamento na musculação; variáveis para a prescrição dos exercícios resistidos com pesos e suas repercussões fisiológicas em diferentes populações.

Handebol

Carga Horária: 72h
Ementa: Explicitação do histórico, dos conceitos, dos métodos de ensino das diferentes táticas e técnicas, individuais e coletivas, regras oficiais que compõem o desporto do Handebol entendendo o esporte como agente da formação física básica por meio de jogos educativos e fundamentos do esporte voltados para o desenvolvimento da saúde.

Natação

Carga Horária: 72h
Ementa: Relações entre o estudo e vivência do meio líquido e dos fundamentos técnicos, táticos e regras oficiais dos estilos de nado crawl, costas, peito e borboleta.

Aprendizagem Motora

Carga Horária: 36h
Ementa: Introdução ao domínio motor e a aprendizagem de habilidades motoras e estudo das teorias, processos e mecanismos específicos da aprendizagem motora.

Bioquímica

Carga Horária: 36h
Ementa: Aplicação e discussão sobre os aspectos bioquímicos influenciados por diferentes tipos de exercício tanto em indivíduos saudáveis como situações patológicas.

Exercício Físico para 3ª Idade

Carga Horária: 72h
Ementa: Aplicação dos fundamentos teóricos do envelhecimento humano, realidade e mitos; organização, avaliação e aplicação de atividades e exercícios físicos para população idosa.


5° Semestre

Psicologia da Atividade Física e Esportiva

Carga Horária: 36h
Ementa: Estudo dos fundamentos da Psicologia do Esporte e da Atividade Física como ciência do comportamento humano, enfocando variáveis bio-psico-sociais que interferem no desenvolvimento das habilidades físicas para o desenvolvimento e treinamento do indivíduo; interpretação das teorias que embasam o processo ensino-aprendizagem-treinamento e sua aplicabilidade nas atividades físicas e desportos.

Atividades e Esportes Aquáticos

Carga Horária: 36h
Ementa: Orientação de atividades aquáticas e esportes em diferentes populações e faixas etárias; metodologia e técnicas das diversas manifestações e possibilidades de movimento no meio líquido.

Estatística Aplicada a Ed. Física

Carga Horária: 36h
Ementa: Reflexões sobre conceitos, vocabulário e dados estatísticos, tratamentos estatísticos e processos estatísticos.

Fisiologia do Exercício

Carga Horária: 72h
Ementa: Busca de compreensão e avaliação das respostas dos principais sistemas orgânicos no exercício e no treinamento físico; influência do exercício em ambientes e em populações diversas.

Ginástica de Academia

Carga Horária: 72h
Ementa: Orientação teórico/prático dos diferentes tipos de ginástica e sua aplicabilidade dentro da academia, estudos das diferentes modalidades de aulas e em diversos públicos.

Ética Profissional

Carga Horária: 36h
Ementa: Estudo do desenvolvimento da moral e da ética do profissional da Educação Física no Exercício de sua profissão na atualidade.

Atividades Motoras e Esportes Adaptados

Carga Horária: 36h
Ementa: Exame de questões sobre atividades motoras adaptadas com pessoas com deficiências sensoriais, físicas, mentais e múltiplas sob as dimensões conceituais, procedimentais e históricas nos contextos social, econômico, educacional e profissional; identificação dos tipos de deficiências; discussão sobre o valor educacional, a acessibilidade e as necessidades educativas especiais das pessoas com diferentes peculiaridades priorizando a inclusão destas em todos os contextos; adequação metodológica para a aplicação de atividades físicas e esportes para pessoas com deficiências física, mental, auditiva, visual e múltipla; planejamento e vivencia de atividades inclusivas.


6° Semestre

Estágio supervisionado I

Carga Horária: 144h
Ementa: Percepção da realidade do cotidiano profissional de Educação Física, na área de Treinamento Esportivo e Manifestações Culturais, fora da Instituição formadora.

Ginástica Laboral e Ergonomia

Carga Horária: 36h
Ementa: Estabelecimento de relações teórico-prático da Ginástica Laboral e suas possibilidades dentro das empresas, noções das doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho, desvios posturais e abordagem de conceitos ergonômicos gerais.

Treinamento Físico

Carga Horária: 72h
Ementa: Discussão dos princípios fundamentais do treinamento desportivo e da periodização na prática dos esportes e para a saúde. Aplicação dos métodos de treinamento para o desenvolvimento das qualidades físicas, técnicas e táticas.

Esportes de Raquete

Carga Horária: 36h
Ementa: Apresentação das diferentes modalidades praticadas com Raquete e as diferentes metodologias para o ensino, técnica das empunhaduras e diferentes golpes e formas de jogo.

Saúde Pública

Carga Horária: 72h
Ementa: A evolução e o campo da saúde pública na organização da atenção à saúde. Conceito, quantificação e instrumentos de saúde pública; uso dos indicadores de saúde; principais áreas programáticas da saúde pública nos serviços de saúde oferecidos à população; especificidades e práticas de saúde pública no campo da educação física; conceitos, história e usos da epidemiologia; elementos de epidemiologia descritiva; métodos de estudo de agravos à saúde da população; enfoque de risco: grupos e fatores.

Educação Física e Patologias

Carga Horária: 36h
Ementa: Introdução ao conceito normal e patológico; definição saúde e doença; classificação dos processos anatômicos patológicos gerais; degenerações, necroses, apoptose, alterações do metabolismo e acumulo de pigmentos; distúrbios hemodinâmicos, edema, hiperemia, hemorragia, trombose, embolia e infarto; fisiopatologia do processo inflamatório, cicatrização, regeneração e reparação.


7° Semestre

Estágio Supervisionado II

Carga Horária: 144h
Ementa: Percepção do cotidiano profissional de Educação Física, na área Saúde, Fitness e Recreação, fora da Instituição formadora.

Metodologia da Pesquisa II

Carga Horária: 36h
Ementa: Abordagem da conexão dos paradigmas da ciência e o surgimento das metodologias científicas qualitativas; instrumentos de coleta e formas de tratamento de dados em pesquisas qualitativas; normas gerais, ética em pesquisa e estruturação de trabalhos científicos e apresentações em eventos de natureza científica; ensaio para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) indicando metodologias quantitativas e qualitativa em atividade física, esportes e saúde; apresenta as normas da Rede Metodista de Educação que norteiam a elaboração de trabalhos acadêmicos.

Gestão em Esportes e Fitness

Carga Horária: 36h
Ementa: Compreender o processo da gestão do mercado esportivo, suas implicações na sociedade moderna, princípios, objetivos e funções estratégicas, bem como contribuir com a organização esportiva ou com empresas que utilizam-se desse segmento como apoio para suas ações mercadológicas e o fortalecimento de suas marcas. Além disso, busca identificar o mercado do esporte como um fator de negócio, por meio das tendências, oportunidades, dados e informações relacionadas às atividades esportivas no mundo.

Lutas

Carga Horária: 36h
Ementa: Estudo e análise de diferentes manifestações das lutas de origens étnico-raciais, bem como africana e indígena e as distintas expressões culturais regionais; Contextualização histórica e sociocultural das lutas; Experimentação sobre a Luta e suas relações com a Educação Física; As diferentes lutas e procedimentos pedagógicos para o seu ensino.

Psicomotricidade

Carga Horária: 36h
Ementa: Estudo do histórico da psicomotricidade e definições, suas bases teóricas, desenvolvimento psicomotor e distúrbios psicomotores. Ênfase na prática e avaliação psicomotora.

Treinamento Individual – Personal Training

Carga Horária: 36h
Ementa: Prescrição e aplicação do treinamento individualizado em diferentes modalidades.

Esportes de Aventura e Atividades na Natureza

Carga Horária: 36h
Ementa: Análise da política de educação ambiental; Estudo das dimensões histórica, socioculturais e técnicas dos esportes relacionados com o meio ambiente e sua conservação; Noções e prática de atividades físicas na natureza para a saúde; Modalidades e regras dos Esportes de Aventura e segurança para a prática.

Exercícios Físicos para populações Especiais

Carga Horária: 72h
Ementa: Compreensão das condições especiais de atividade física; atividade física para a gestante, diabéticos e hipertensos; atividade física e obesidade.


8° Semestre

Estágio Supervisionado III

Carga Horária: 90h
Ementa: Percepção da realidade profissional de Educação Física, na área de Treinamento Esportivo e Manifestações Culturais ou Saúde, Fitness e Recreação, fora da Instituição formadora.

Nutrição Aplicada ao Exercício Físico e Esportes

Carga Horária: 36h
Ementa: Orientação sobre os aspectos nutricionais, bioquímicos e metabólicos frente a diferentes tipos de exercício tanto em indivíduos saudáveis como situações patológicas.

Reabilitação e Reeducação do Movimento

Carga Horária: 72h
Ementa: Princípios da intervenção terapêutico-reeducativa e de reintegração social nas diversas desordens psicomotoras de adultos e crianças com desordens psicomotoras.

Trabalho de Conclusão de Curso

Carga Horária: 36h
Ementa: Orienta e acompanha a redação da pesquisa relacionada ao Trabalho de Conclusão de Curso e sua apresentação oral.

Disciplinas Eletiva (5º semestre) e Livre (6º semestre)

Carga Horária: 36h
Ementas
Aprofundamento em Esporte - Futebol: Aprofundamento das táticas coletivas ofensivas e defensivas no Futebol; elaboração de planos para preparação física dos jogadores de futebol; investigação de temas do esporte na modernidade.
Aprofundamento em Esporte - Futsal: Aprofundamento das táticas coletivas ofensivas e defensivas no Futsal; elaboração de planos para preparação física dos jogadores de futsal; investigação de temas do esporte na modernidade.
Aprofundamento em Esporte - Voleibol: Aprofundamento dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento, técnicos e das táticas Individuais e Coletivas do Desporto Voleibol.
Aprofundamento em Esporte - Basquetebol: Estratégias para aperfeiçoamento dos fundamentos de ataque e defesa; preparação física específica; situações de jogo e funções específicas: armador, lateral e pivô; sistemas de ataque e defesa adequadas a iniciantes e a equipes de alto nível; situações especiais: bola ao alto, laterais e movimentações para final de jogo; planejamento e meios auxiliares; estatística de jogo.
Aprofundamento em Esporte - Handebol: Aprofundamento dos métodos de ensino das diferentes táticas individuais e coletivas que compõem o desporto de handebol, de acordo com suas regras oficiais.
Aprofundamento em Ginásticas e Fitness: Aplicação dos principais métodos para a manutenção e desenvolvimento da flexibilidade; avaliação da flexibilidade e montagem de programas para diferentes populações através de técnicas de alongamento e flexionamento.
Libras: Introdução a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), por meio de conteúdos teóricos acerca das questões sociais, históricas e antropológicas da Língua de Sinais e o aprendizado da prática e experiência da comunicação visual.
Marketing Esportivo: Aborda a relação entre esporte e o processo mercadológico. Estratégias de comunicação direcionada ao esporte. Marketing aplicado ao esporte. Esporte e a indústria do entretenimento. O mercado dos torcedores. O consumidor e seu comportamento. Os segmentos do marketing esportivo. Patrocínio desportivo. O evento desportivo. Vendas e estratégias de comercialização. Estratégias de investimentos e promoção.
Suplementação Esportiva: Estudar os Macronutrientes, definição e importância dos carboidratos, gorduras e proteínas durante rotinas de atividades físicas; Micronutrientes: os minerais e as vitaminas na obtenção da saúde e na preparação do atleta; E, tópicos de suplementação esportiva.
Flexibilidade, Alongamento e Relaxamento: Aplicação dos principais métodos para a manutenção e desenvolvimento da flexibilidade; avaliação da flexibilidade e montagem de programas para diferentes populações através de técnicas de alongamento e flexionamento.
Administração de Serviços: Conceito do Serviço; Tipologia de serviços; Gestão da qualidade de serviços: fidelização, satisfação e recuperação de clientes; Processos de melhoria da qualidade em serviços; Gestão dos Recursos humanos e organização em serviços; Marketing em serviços.
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social: Fundamentação Teórica. Organizações e Sociedade. O Meio Ambiente. Aspectos e Impactos Ambientais. Responsabilidade Social das Empresas. Aplicações da Responsabilidade Social.
Instrumentação Biomecânica: Análise das causas e efeitos produzidos pelo movimento humano em relação à biomecânica e a cinesiologia. Aplicação de métodos de mensuração para a investigação e compreensão biomecânica do movimento.