Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Ação Extensionista Clube de Leitura FAMES "FAM DE LIVROS"

Ação Extensionista Clube de Leitura FAMES "FAM DE LIVROS"

Descrição da Ação Extensionista:

A leitura é uma habilidade humana que traz vantagens cognitivas e comportamentais. É considerada um processo complexo por abranger percepção, inferência, dedução, memória e processamento estratégico (STERNBERG, 2008), desenvolvendo, portanto, o pensamento crítico e a criatividade. Ademais, pela leitura, pode-se desenvolver a empatia, a compreensão do outro (OATLEY, 2016). Ao discutir uma obra com outras pessoas, o sujeito passa a ir além do texto para criar interpretações do que foi lido. A partir disso, a ação extensionista “Clube de Leitura FAMES” propõe integrar acadêmicos e professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física e funcionários da Instituição, para discutir, mensalmente, obras de diversos gêneros literários, sem que, necessariamente, tenham vinculação com as áreas acadêmicas envolvidas, visto que o que se pretende é fomentar a leitura como parte da educação e da cultura global na Academia.

Objetivos:

- Fomentar a leitura de livros, independentemente do gênero literário, buscando concretizar direitos sociais, tais como educação e cultura, no meio acadêmico da FAMES;
- Aprimorar o vocabulário, a criatividade e o pensamento crítico por meio da leitura;
- Discutir variados gêneros: literatura, biografia, ficção, poema, fantasia, entre outros, que, preferencialmente, estejam disponibilizados em plataformas online públicas e legalizadas, permitindo, assim, o acesso democrático do participante ao “livro da vez”;
- Criar um ambiente interdisciplinar fora do “lugar comum” na Academia, por meio de reuniões mensais presenciais (que poderão ser realizadas na FAMES ou, em outros ambientes aconchegantes ao debate, tais como cafés, parques, praças, etc.) e virtuais, por meio de plataformas digitais que permitam tornar as ações dos leitores mais organizadas, colaborativas e divertidas, como o Meetup, o Goconqr, o Instagram e/ou Whatsapp.

Atividades Desenvolvidas:

- Leitura de uma obra mensal a ser escolhida pelos membros do “Clube de Leitura FAMES”, a qual seja acessível a todas(os) as(os) participantes.
- Encontro para a discussão da obra, a partir de percepções e vivências subjetivas.
- Escolha da obra do mês seguinte.

Local:

Encontros mensais presenciais que poderão ser realizados na Faculdade Metodista de Santa Maria ou em outros ambientes aconchegantes ao debate, tais como cafés, parques, praças, entre outros, previamente agendados.

Equipe:

Profª. Me. Rogéria Lourenço dos Santos, Profª. Me. Angelita Woltmann (Coordenadoras), apoios extensionistas voluntários e estagiários.

Descrição da Ação Extensionista:

Objetivos:

Atividades Desenvolvidas:

- Escolha da obra do mês seguinte.

Local:

Equipe: