Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Notícias / Programa de extensão ajuda comunidade a entrar em forma

Programa de extensão ajuda comunidade a entrar em forma

“IMC Saudável” oferece atividade física, orientação e acompanhamento de indicadores de saúde
Programa de extensão ajuda comunidade a entrar em forma

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério do Esporte em 2013, 45,9% das pessoas no Brasil são sedentárias. Isso quer dizer que quase metade da população não pratica nenhum tipo de atividade física e, assim, corre maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão e diabetes.

O Programa “IMC Saudável”, realizado por docentes e alunos da Fames, tem como objetivo incentivar a prática de exercícios e orientar a comunidade local a buscar hábitos mais saudáveis. Na ativa desde a metade de 2014, o projeto realiza cerca de 500 atendimentos por semestre.

“Oferecemos atividade física orientada para pessoas da comunidade, acompanhamento de indicadores de saúde e de medidas antropométricas – como controle de peso e circunferência da cintura. Também são ministradas palestras sobre temas variados, relacionados à saúde e qualidade de vida, como por exemplo, aspectos do envelhecimento, nutrição e manutenção da funcionalidade corporal”, explica a coordenadora do Projeto e docente de Educação Física da Fames, Cati Reckelberg Azambuja.

Romper com os hábitos sedentários pode ser muito difícil. Cati acredita que a motivação é um dos aspectos mais complicados para trabalhar com a comunidade e se torna uma grande barreira entre as pessoas e a prática de atividades físicas. Até mesmo a temperatura pode influenciar na disposição para continuar realizando exercícios.

“Temos, regionalmente, outro fator limitante, que é o frio. Dependendo da época do ano, temos dificuldade em manter as pessoas motivadas a participarem das atividades. Contudo, de forma geral, o grupo que participa desse projeto tem se mantido fiel e participante”, diz a professora.

Benefícios da prática de exercícios

Uma vida mais ativa oferece muitos benefícios que vão desde saúde física até melhoras psicológicas e sociais. A coordenadora do programa destaca que várias mudanças podem ocorrer, dependendo da particularidade de cada pessoa, como melhoras na autoestima, no humor, nos relacionamentos interpessoais e familiares.

O acompanhamento periódico realizado pelo Programa mede transformações no corpo dos integrantes do grupo, mas outras mudanças são notadas pelos próprios membros. Segundo Cati, “os participantes relatam suas percepções sobre os efeitos da atividade física em suas vidas. Muitos afirmam que possuem maior disposição para a realização das atividades diárias, cansam-se com menos frequência, dormem com mais qualidade e tornam-se mais independentes para algumas tarefas domésticas”.

A melhoria física vai muito além do emagrecimento e os participantes vivenciam diversas melhorias. “Eu não tomo nenhum remédio até hoje, tenho saúde graças aos exercícios”, declara Neisa dos Anjos Barbosa, de 66 anos, que participa do programa há cerca de dois anos. “Fazemos dança, step, uma variedade muito grande de atividades. Sendo ginástica, eu adoro!”.

O IMC Saudável atende maiores de 18 anos, três vezes por semana no turno da manhã, com duração de duas horas de encontro. Entre as atividades estão exercícios aeróbicos, como caminhada, e exercícios resistidos, como musculação e treinamento. Para estimular mais a participação, também são oferecidas práticas como alongamento, relaxamento e atividades lúdicas.

Sônia Satiko Sukuthi, de 60 anos, sofria com Fibromialgia e o médico recomendou a prática de exercícios para melhorar. Desde que começou a participar do IMC Saudável, há dois anos, parou de sentir dores. “Os exercícios me ajudaram bastante, a professora até disse que eu não aparento ter a minha idade por causa da minha agilidade. Eu amo o projeto, as meninas são muito legais!”, diz.

Aprendizado prático

Os alunos que trabalham no projeto são tão beneficiados quanto os participantes. A experiência dá a oportunidade de trabalhar com a comunidade, praticar os conceitos aprendidos no curso e ajudar as pessoas a encontrarem caminhos mais saudáveis.

Bárbara Sútil da Silva, de 27 anos, se formou no meio do ano passado, no curso de Educação Física da Fames. Ela participou durante um ano do programa como apoio extensionista oferecendo orientação aos participantes e divulgando o projeto. Hoje, já formada, atua como voluntária, auxiliando os participantes e realizando palestras.

“Os projetos de extensão são importantes para o aluno pôr em prática aquilo que aprende na faculdade, e também proporciona à comunidade participar da formação do acadêmico através da troca de experiências. No meu caso, se tornou muito importante para minha formação, pois me proporcionou a agregar ao meu currículo essas experiências, o que me abriu portas para a pós-graduação e me auxiliou no mercado de trabalho”, conta Bárbara.

Ela enfatiza a importância do programa para a população: “o IMC Saudável auxilia a comunidade a prevenir e a combater a obesidade através do exercício físico. O projeto se torna importante, pois atua como um promotor de saúde, visto que a obesidade é uma epidemia em vários países”.

IMC Saudável - Fames