Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Programa de Extensão Dança da FAMES

Programa de Extensão Dança da FAMES

Descrição do Projeto

A Dança é uma das artes mais antigas, suas primeiras manifestações foram visíveis em desenhos registrados em cavernas onde podemos perceber que o homem primitivo já se manifestava pelo movimento. Ao longo da história o ser humano vem desenvolvendo as mais variadas formas artísticas de expressar seus sentimentos e uma delas é a Dança.

Assim podemos dizer que a dança é a ciência ou arte que se apresenta como entendimento completo das possibilidades físicas do corpo humano e que permite exteriorizar um estado latente, pelo jogo de músculos, segundo as leis naturais do ritmo e da estética. E, sendo o corpo humano o instrumento da arte da dança, é necessário discipliná-lo e desenvolvê-lo, a fim de que o mesmo atinja, através de movimentos harmônicos coordenados, toda a plasticidade, pureza de linhas e expressão possíveis. A partir disto, a dança tem como intuito promover o desenvolvimento e a melhoria da natureza sócio-emocional e afetiva do ser humano no sentido de despertar potencialidades sociais positivas como cooperação, socialização, solidariedade, liderança, compreensão, laços de amizade/de apego.

Na FAMES, esta manifestação artística está vinculada com o objetivo de oportunizar aos acadêmicos, alunos de escolas, professores e a comunidade a participar de trabalhos artísticos, atuando no processo criativo e integrando a comunidade nas manifestações culturais.

Programa de Extensão Dança da FAMES

Objetivos

Proporcionar, por meio da arte da dança, atividades físicas para acadêmicos da FAMES, do ensino médio do Colégio Centenário, ex-alunos do IMC e alunos da rede pública e comunidade; Promover o desenvolvimento da consciência rítmica e educação dos sentidos experimentando a prática da cidadania, a descoberta e construção de talentos e instigar a autoestima por meio da dança; Possibilitar a atuação pré-profissional dos acadêmicos de Educação Física focando o contato com a arte para a comunidade.

Participantes

O projeto conta com a participação de ex-alunos da instituição (Colégio - que tenham terminado o Ensino Médio, egressos da Faculdade - que tenham finalizado qualquer curso de graduação oferecido pela instituição) e pessoas com mais de 17 anos oriundos de outras instituições de ensino superior, funcionários da instituição, pais e familiares dos alunos IMC (Instituto Metodista centenário) e comunidade.

Ações Propostas

• Grupo Integração e Arte Centenário/FAMES
  • Cia. Universitária em Movimento – FAMES
  • Capoeira para séries iniciais

Locais

IMC: FAMES e Colégio Centenário.

Equipe

Profª Alline Brum Fernandez (Coordenadora) e Roberto Freitas de Andrade (Apoio).