Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Projeto de Extensão IMC Saudável: Intervenção na Obesidade

Projeto de Extensão IMC Saudável: Intervenção na Obesidade

Descrição do Projeto

Projeto de Extensão IMC SaudávelO Projeto de Extensão IMC Saudável: Intervenção na Obesidade é destinado a atender adultos maiores de 18 anos com o objetivo de prevenir e combater a obesidade, caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal, acima dos níveis recomendados para a saúde, representando um grave problema de saúde pública, além de apresentar forte associação com diversas doenças crônicas não-transmissíveis, tais como o diabetes mellitus, a hipertensão arterial e as doenças cardiovasculares, além da alta prevalência de estilo de vida sedentário e maus hábitos alimentares.

Objetivos

Oferecer sessões de exercícios físicos orientados para pessoas da comunidade local com o objetivo de prevenir e/ou combater a obesidade; Avaliar a medida da Circunferência Abdominal (CA) e o Índice de Massa Corporal (IMC) dos indivíduos que participarem do projeto; Realizar triagem entre os indivíduos que apresentarem CA e IMC saudável e de risco para conduzir a abordagem ideal de exercícios físicos e reavaliar periodicamente; Aplicar um programa de exercícios físicos orientados para a prevenção e/ou combate da obesidade; Informar e orientar sobre os fatores de risco associados à obesidade; Ampliar a atuação e vivência dos acadêmicos de educação física, proporcionando conhecimentos práticos sobre a obesidade e seus fatores de risco associados.

Atividade Desenvolvidas

As atividades oferecidas durante a semana são diversificadas, mas possuem características determinadas para o alcance de bons níveis de saúde e qualidade de vida. Entre elas, encontram-se exercícios aeróbicos (como por exemplo, caminhadas) e exercícios resistidos (como os de musculação e treinamento funcional). Também é oferecido práticas de alongamentos, relaxamentos e atividades lúdicas.

Os encontros acontecem três vezes na semana, no turno da manhã, com duração de duas horas em cada encontro. Os participantes são reavaliados, periodicamente, em relação as suas medidas antropométricas de peso corporal e circunferências da cintura, abdome e quadril, para que o controle do IMC seja efetivo.

Locais

Instituto Metodista Centenário: FAMES e Colégio Centenário.

Equipe

Profª Ms. Cati Reckelberg Azambuja (Coordenadora).