Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Projeto de Extensão Inclusão Social pelo Esporte

Projeto de Extensão Inclusão Social pelo Esporte

Descrição do ProjetoProjeto de Extensão Inclusão Social pelo Esporte

Os esportes são considerados um direito social, porém muitas pessoas não têm acesso a esta prática pela situação de marginalidade social em que se encontram, muitas vezes sendo vítimas de preconceitos e discriminações negativas, o que faz com que a sua condição de excluído aumente ainda mais.

A construção de valores como respeito, cooperação, autoestima, solidariedade, disciplina, liderança, entre outros, através de atividades esportivas vêem a contribuir de maneira significativa para a redução das injustiças e vulnerabilidades social que aflige grande parte da nossa sociedade.

O projeto justifica-se pela possibilidade de contribuir, por meio da prática esportiva, no processo educacional e formativo de crianças, adolescentes e pessoas com necessidades educacionais especiais, em situação de vulnerabilidade social.

Projeto de Extensão Inclusão Social pelo Esporte 2As atividades propostas consolidam o compromisso de oferecer uma vivência por meio do esporte (atletismo) que se preocupe também com as questões sociais e igualitárias, proporcionando ações que os integrem à sociedade de forma mais justa, construindo valores humanos e possibilitando qualidade de vida aos participantes.

Objetivos

Proporcionar, por meio do esporte, práticas acadêmicas que consolidem o compromisso social, proporcionando aos participantes a inclusão em uma sociedade mais justa e igualitária, bem como a produção de novos conhecimentos, disseminando-os de forma que a contribuir efetivamente com fortalecimento das ações sociais do curso de Educação Física da FAMES. Dar a oportunidade para que crianças, adolescentes e pessoas com necessidades especiais vivenciem o esporte individual e coletivo, por meio de atividades que fortaleçam a convivência, a (re)construção dos vínculos familiares e comunitários e a busca do bem comum.  

Projeto de Extensão Inclusão Social pelo Esporte 3

Atividades desenvolvidas

As atividades são desenvolvidas por meio de jogos pré-desportivos com enfoque nas habilidades motoras básicas de correr, saltar, lançar e arremessar, entre outras, sob responsabilidade do Apoio Extensionista e Voluntários e orientação e coordenação da professora responsável pelo projeto.

Locais

Associação Colibri, Lar Vila das Flores, Escola Francisco Lisboa, Recanto da Esperança e Lar de Miriam e Mãe Celita.

Equipe

Profª Ivana Miotti (Coordenadora) e Filipe Lescano dos Santos (Apoio).

Projeto de Extensão Inclusão Social pelo Esporte 4