Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Projeto de Extensão Mediação Familiar: O afeto como melhor alternativa para solução dos conflitos intrafamiliares

"Mediação Familiar: o afeto como melhor alternativa para a solução dos conflitos intrafamiliares."

Descrição do Projeto

Mediação FamiliarCom a evolução da família no último século, tem-se o surgimento de novos modelos, bem como o aumento das separações entre os casais, transformações que determinam novos rumos na relação pais e filhos.

O constante aumento de separações e divórcios, a facilidade em que se pode manejar os instrumentos jurídicos para isso, evidencia o crescimento do egoísmo, da intolerância e o crescente abandono afetivo dos filhos, muitas vezes levados por discussões entre os pais ou fomentadas pelo cônjuge que detém a
guarda dos filhos, que incute nestes o ódio pelo outro genitor.

Em decorrência deste fenômeno, a criança, que ama seu genitor, é levada a afastar- se dele e o detentor da guarda, ao destruir a relação do filho com o outro, assume o controle total e estes se tornam unos e inseparáveis. Nesta onda de manipulações, várias estratégias são utilizadas, desde a invenção de fatos mentirosos (abuso psicológico), impedimento de visitas até mesmo a falsa comunicação de crime de abuso sexual contra os filhos (abuso físico), pois a verdade da mãe passa a ser a verdade do filho.

Nessa perspectiva, é de suma importância a conscientização do casal, por ocasião do rompimento da relação, dos malefícios que esta disputa pode gerar aos filhos, bem com a informação sobre os direitos (guarda, visitação, poder familiar) tanto dos pais quanto dos filhos, após o rompimento da relação, evidenciando que a conciliação é o melhor caminho.

Assim, o presente projeto se justifica pela necessidade de conciliar e conscientizar os casais separados ou em fase de separação e a sociedade como um todo, da importância da conciliação na ocasião do rompimento dos relacionamentos bem como a conscientização das conseqüências deste rompimento e a informação dos direitos de pais e filhos.

Com o objetivo de formar cidadãos conscientes que valoram as relações afetivas familiares, o projeto direciona suas ações em atividades de conscientização da sociedade sobre a importância da conciliação e de um bom convívio familiar, apesar da separação, divórcio ou rompimento de união estável, bem com a informação dos direitos de pais e filhos envolvidos.

Atividades Desenvolvidas

Menção Familiar 2Promover a conscientização da sociedade sobre a importância da conciliação e mediação no rompimento dos relacionamentos através de palestras nas associações de bairros, especialmente entidades, Metodista de classe de baixa, pais,Social,escolas,Institutorádiosassociaçõesde Assistência comunitárias, promovidas pelos alunos bolsistas, professores responsáveis e acadêmicos voluntários

Locais

Núcleo Jurídico - Fames (Segunda a sexta, das 14h às 17h) e Conselho Tutelar Leste Camobi (Quartas, das 14h às 17h).

Equipe

Profª Angélica Cerdotes (Coordenadora), Cristiano Nascimento Martins e Carolina Mello de Christo (Apoio).