Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Projeto de Extensão Recreação Reabilitadora

Projeto de Extensão Recreação Reabilitadora

Descrição do Programa

A Recreação Reabilitadora é um dos campos de atuação da Recreação que objetiva auxiliar na reelaboração e recuperação biopsicossocial de indivíduos privados, por diferentes motivos, do convívio diário social e solidário. Nesse sentido pode ser aplicado nos diversos setores da sociedade, como instituições de longa permanência, hospitais, presídios, clínicas de recuperação/reabilitação e centros de apoio e atendimento a crianças, jovens, adultos e velhos.

A Recreação Reabilitadora constitui-se em um elemento facilitador para a elaboração de ansiedades por parte de pessoas que se encontram em Instituições sociais e/ou em tratamento em instituições hospitalares ou similares, através do favorecimento de atividades, mediante utilização de exercícios físicos e mentais que possibilitam a promoção de aceitação por parte dos mesmos, da situação muitas vezes de desconforto e estranheza referente a esse ambiente.

A Recreação como proposta reabilitadora visa o resgate da possibilidade de vida sadia, através da estimulação da criatividade, das manifestações de alegria, energia e vitalidade conseguidas por atividades que são percebidas como lazer por parte dos participantes.

O retorno, o resultado e o benefício que serão manifestados através do prazer que o participante poderá demonstrar durante as atividades instigadas pelo recreacionista.
Além disso, há de se considerar que as atividades utilizam os princípios da Recreação, porém são direcionadas conforme a necessidade, a patologia, respeitando as possíveis limitações físicas, porém sempre ressaltando as potencialidades de cada um.

A Recreação Reabilitadora é entendida como restabelecimento, restauração, recuperação, é a atitude mental de quem deixa fluir o aspecto lúdico da vida, conciliando a diversão e a terapia através de atividades e dinâmicas estabelecidas conforme a necessidade de cada pessoa, tornando a passagem pelos locais, mencionados anteriormente, menos traumáticos.

Objetivos

Atuar nas instituições como proposta reabilitadora, por meio de atividades lúdico-recreativas que venham a atender as necessidades dos participantes dentro de suas dificuldades físicas e/ou cognitivas individuais e/ou coletivas.

Locais

Instituições e organizações conveniadas com a Faculdade Metodista.

Equipe

Profª Ms. Juliana Correa Soares (Coordenadora),  apoios extensionistas e voluntários.

Projeto de Extensão Recreação ReabilitadoraProjeto de Extensão Recreação Reabilitadora 2Projeto de Extensão Recreação Reabilitadora 3