Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Avaliação Institucional / Comissão Própria de Avaliação

Comissão Própria de Avaliação

Nos termos do artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, a qual institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), toda instituição concernente ao nível educacional em pauta, pública ou privada, constituirá Comissão Permanente de Avaliação (CPA), com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Aquela obedecerá às seguintes diretrizes:

I - constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;

II - atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

Tem como prioridade, desenvolver uma cultura de autoavaliação que permita ter informações, conhecer e traçar juízos sobre o funcionamento interno da Instituição; subsidiar o planejamento institucional com vistas à reorientação de ações e tomada de decisões quanto ao previsto no PDI e às demandas da comunidade; constituir-se como uma das frações do Sistema Nacional de Avaliação proposto pelo Ministério da Educação.

Dessa forma, a FAMES considera que a Autoavaliação Institucional é um processo sistemático e contínuo que abrange diferentes níveis, dimensões e segmentos da instituição. Este processo de autoavaliação ocorre na FAMES desde o ano de sua constituição, tendo forte influência nos processos acadêmicos e de gestão. A CPA visa intensificar a cultura da autoavaliação visando melhorias dos processos internos.

É coordenada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, nos termos da legislação vigente, a quem cabe ainda a sistematização e a prestação de informações à Direção, à Comunidade Acadêmica e aos órgãos superiores do Sistema Federal de Ensino, integrada também à Coordenadoria de Avaliação Institucional.

A composição, as atribuições e o funcionamento da CPA são estabelecidos em regulamento próprio.

 

Componentes da CPA:

 

Presidente:

Cati Reckelberg Azambuja

Representante do Corpo Docente

Daniela Richter – Curso de Direito

Lívia Da Cás Pereira – Curso de Ciências Contábeis

Representante da Rede Metodista de Educação

Luciane Torezan Viegas

Representante da Sociedade Civil

Sônia Berenice da Silva Tolfo

Representante do Corpo Técnico-Administrativo

Niriellen Ramos Bairros

Miriam Cristina Silva dos Santos Momolli

Representante da Pastoral Universitária

Reverenda Ângela Margo Melo Dias

Representante do Corpo Discente

Jorge Luis da Silva Oliveira – Curso de Educação Física

Robson Augusto de Almeida - Curso de Direito

 

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: cpa.fames@metodistadosul.edu.br