Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ação conjunta em prol da formação de cidadãos conscientes

Ação conjunta em prol da formação de cidadãos conscientes

Cátedra de Direitos Humanos da FAMES ministrou palestra aos alunos do Colégio Centenário

Bullying, ciberbullying, sexting e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foram os temas que nortearam uma conversa de esclarecimento e orientação realizada pela Cátedra de Direitos Humanos da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) no Colégio Metodista Centenário. Participaram do bate-papo alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental e do 2ºe 3º Ano do Ensino Médio. A atividade ocorreu na manhã de sexta-feira, 3 de junho, nas dependências da escola.

palestra catedra

As informações foram trazidas pela coordenadora da Cátedra, professora Daniela Richter, pelas acadêmicas de Direito Gabriela Menna Barreto e Angélica Corrêia e pela egressa e mestranda em Direito, Patrícia Reis. Inicialmente, os estudantes receberam um flyer com dados sobre o bullying e o ciberbullying, distribuído através da campanha “Bullying não é brincadeira”. Foi aconselhado que os alunos levassem o material para casa, a fim de conversarem com os familiares a respeito do assunto.

palestra catedra

Inicialmente, a professora Daniela explanou sobre o ECA. Segundo ela, é preciso desmistificar as falhas que existem na interpretação da lei, principalmente em relação as responsabilidades das crianças e adolescentes. A docente explicou que o público que compõe o Estatuto é divido por faixas etárias e, cada uma delas, tem um tipo diferente de penalidade, no caso da prática de atos infracionais, como o bullying. “Eu convido vocês a refletirem e se colocarem no lugar do outro. O bullying precisa ser encarado com uma violência e não como brincadeira”, enfatiza Daniela.

palestra catedra

Em seguida, a acadêmica e monitora da Cátedra, Gabriela, comentou com os estudantes sobre o significado e os tipos de bullying. De acordo com ela, bullyng é um ato intencional, repetitivo, consciente e sem motivo aparente. Numa situação de bullying, existem três tipos de envolvimento: o agressor, a vítima e o espectador. A universitária reforça que o primeiro e terceiro têm responsabilidade sobre o ato. Gabriela ainda alertou sobre as consequências da prática. “Muitos não pensam na dimensão que o bullying pode tomar e os traumas que a vítima sofre”, acrescenta a jovem.

palestra catedra

Estagiária no Juizado de Infância e Juventude (JIJ) de Santa Maria, a acadêmica Angélica trouxe mais informações sobre as responsabilidades das crianças e adolescentes infratores. No caso do ciberbullying, ela defende a necessidade da prevenção. “Apesar de não ter intenção, é preciso pensar nas consequências”, afirma, em relação a exposição nas redes sociais e internet.

palestra catedra

Para finalizar o encontro, a mestranda em Direito, Patrícia, orientou os alunos sobre o sexting. A palavra define o envio de conteúdo erótico pessoal por qualquer meio eletrônico, seja através de celulares, notebooks ou computadores. Conforme a pesquisadora, o tema objetiva atrair a atenção dos adolescentes e jovens sobre os perigos da divulgação de fotos e vídeos na internet. “O sexting pode tornar alguém famoso, mesmo que não queira”, frisa. Patrícia acrescenta que as consequências da prática podem ser irreversíveis em alguns casos e, geralmente, marcam a vítima pelo resto da vida.

palestra catedra

Os alunos centenaristas aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas e discutir sobre os assuntos em pauta. Também pediram novos encontros, para tratar de outros temas, como a redução da maioridade penal.

palestra catedra

Para a orientadora educacional do Colégio Centenário, Adineia Araújo, é importante os adolescentes e jovens terem cuidado com aquilo que compartilham na internet, mesmo que seja entre amigos ou em relacionamentos afetivos. A agente da pastoral, reverenda Ângela Dias, também destacou que os alunos precisam ser responsáveis no uso das tecnologias, sabendo das consequências de seus atos.