Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de Direito da FAMES visitam Tribunal Regional do Trabalho

Alunos de Direito da FAMES visitam Tribunal Regional do Trabalho

por Dara Luiza Hamann publicado 30/11/2016 15h39, última modificação 30/11/2016 15h39
Grupo esteve na capital do Estado no dia 10 de novembro

30/11/2016 15h39

Alunos de Direito da FAMES visitam Tribunal Regional do Trabalho

Como atividade complementar das disciplinas de Núcleo de Prática Jurídica e Estágio Supervisionado, o Curso de Direito da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) levou seus acadêmicos para conhecerem o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), em Porto Alegre. A visita foi orientada e ocorreu no dia 10 de novembro. Na ocasião, os alunos estiveram acompanhados por egressos, colaboradores da FAMES e pelos professores Luiz Carlos Gehrke e Rosanna Vetuschi.

Conforme o professor Luiz, atividades como essa são agregadoras na formação acadêmica. “O conhecimento proporcionado vai além daquele prestado em sala de aula”, complementa. Durante a visita, os alunos assistiram sessões de julgamento junto à 2ª, 5ª, 9ª, 10ª e 11ª Turmas, com sustentação oral de advogados e prolação dos votos dos julgados. Em seguida, o grupo foi recebido pela Desembargadora Iris Lima de Moraes, responsável pela Ouvidoria do TRT4 e conheceu a estrutura do Tribunal.

As trocas de conhecimentos e experiências seguiu na Coordenadoria de Cadastramento Processual, onde os acadêmicos da FAMES puderam ter noção do processo eletrônico e da digitalização dos processos que ainda estão em forma física. Para encerrar, os visitantes fizeram um tour pelo plenário do TRT4.

Nas disciplinas de Núcleo de Prática Jurídica e Estágio Supervisionado, os alunos devem assistir audiências como forma integrante da avaliação. Desta forma, a atividade também contribuiu permitindo o acesso a sessões de julgamento em instância superior.

Para a professora Rosanna, o dia foi proveitoso para todos. “Fomos bem recebidos e todo o nosso tempo foi preenchido com a possibilidade de conhecermos o funcionamento do Tribunal em sua integralidade” acrescenta. Segundo ela, em uma outra oportunidade, algum representante do TRT4 virá fazer uma visita na FAMES.