Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Arte na sala de aula da Escola para Adultos

Arte na sala de aula da Escola para Adultos

por Faculdade Metodista de Santa Maria — publicado 27/06/2012 07h03, última modificação 18/05/2016 16h37
Na disciplina de ArteTerapia, alunos(as) representaram a Vila Belga.

27/06/2012 07h03 - última modificação 18/05/2016 16h37

Arte na sala de aula da Escola para Adultos

Uma das disciplinas do Projeto de Extensão Escola para Adultos é a ArteTerapia, ministrada uma vez por semana, pela professora Lisiane Faller. “A principal proposta da disciplina é trabalhar a arte através da expressão das sensações, dos sentimentos e dos pensamentos, desenvolvendo o interesse, o cuidado e o gosto pelo processo de criação”, afirma Lisiane. Dinâmicas a respeito de autoconhecimento, uso das cores como terapia, músicas clássicas para resgatar e avaliar sentimentos, bem como vídeos e mensagens foram trabalhados em sala de aula.

Entre as diversas atividades propostas, foi realizado um trabalho sobre a Vila Belga. A primeira etapa da atividade foi uma visita ao local para que os(as) alunos(as) pudessem fazer uma releitura de fotos utilizando a criatividade e usando diversos materiais para trabalhar as histórias através da expressão dos sentimentos.

Durante a tarefa os(as) alunos(as) fotografaram sua visita ao local. A turma foi acompanhada por um guia turístico que contou as principais histórias e acontecimentos da Vila Belga desde sua fundação. As fotos foram reunidas e reveladas para serem ampliadas. Em sala de aula, os(as) alunos(as) foram divididos em grupos e cada equipe escolheu duas ou três fotos para trabalhar. “Colagens, recortes, pinturas e montagens, compondo a obra de acordo com uma história sobre a Vila Belga foi criada”, afirma a professora Lisiane.

Sonia Tolfo, aluna da Escola para Adultos, acredita que a ArteTerapia “tem como finalidade, entre outras coisas, dirigir nosso olhar para novos horizontes”. Sobre o trabalho realizado com as fotografias da Vila Belga, ela afirma que seu grupo decorou um baile de carnaval dos anos 30. “A atividade foi gratificante e proporcionou uma troca de ideias entre as componentes do grupo”, conta Sonia. A professora da disciplina acredita que o trabalho foi muito prazeroso. “Os(as) alunos(as) se envolveram com muita alegria e participaram com interesse da atividade proposta”, completa.