Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Auditoria foi o tema da Aula Magna do Curso de Ciências Contábeis

Auditoria foi o tema da Aula Magna do Curso de Ciências Contábeis

por Dara Luiza Hamann publicado 23/09/2016 16h35, última modificação 23/09/2016 16h35
Atividade ocorreu na noite de quinta-feira, 22 de setembro

23/09/2016 16h35

Os calouros e acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) reuniram-se no Auditório Alice Denison para a Aula Magna do semestre. A atividade foi realizada na quinta-feira, 22 de setembro, às 19h15. O tema desta edição foi “Auditoria como ferramenta para Gestão Empresarial”. Participaram como palestrantes os contadores Sabrina Rampelotto Löbler e Fabiano Bitencourt Padilha.

aula magna contábeis 2016-02

Acadêmicos e calouros se reuniram para participar da Aula Magna.

Na abertura da programação, houve o canto do Hino Nacional, seguido de um momento de reflexão, coordenado pela agente da pastoral, Ângela Dias. A coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da FAMES, professora Márcia Maggioni também se manifestou, parabenizando a todos, profissionais e futuros contadores, pela passagem do Dia do Contador, comemorado nesta mesma data, 22 de setembro. Os votos foram de ótimos estudos e sucesso a todos.

aula magna contábeis 2016-02

Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, professora Márcia Maggioni, homenageou professores e alunos pela passagem do Dia do Contador.

Logo após, começou a palestra, com a técnica e o gerente em Suporte Domínio de Sistemas, Sabrina e Fabiano, respectivamente. Os dois fazem parte do grupo de pesquisa “Potencialização do ensino em Contabilidade através da utilização de Ferramentas Tecnológicas”, da Universidade Federal de Santa Maria. Durante as explanações, os profissionais trouxeram dados sobre o funcionamento da auditoria, ressaltando a importância da ética na atividade, principalmente em relação ao sigilo de informações.

aula magna contábeis 2016-02

Profissionais compartilharam vivências na Auditoria, enfatizando o envolvimento e ética necessários para este tipo de serviço.

O bate papo ainda proporcionou aos futuros contadores conhecimentos sobre os tipos de auditoria - entre externa e interna – e os objetivos de cada uma. A dupla explicou que as auditorias são solicitadas, geralmente, pelos gestores das empresas, com o intuito de melhorar os negócios. Apesar de demandar tempo e dedicação, as auditorias proporcionam aprendizado, uma vez que o profissional precisa estudar a situação para emitir um parecer. Segundo os palestrantes, as mudanças sugeridas através da auditoria visam correção e aperfeiçoamento, para o benefício geral da empresa.

aula magna contábeis 2016-02

Palestra rendeu conhecimentos sobre a auditoria, dentro do exercício da profissão de contador.

A Aula Magna configura-se como uma oportunidade de integração entre os acadêmicos de diferentes semestres da graduação. Também visa proporcionar o contato com profissionais da área que já estão inseridos no mercado de trabalho, transformando a atividade em um espaço de troca de conhecimentos e experiências.