Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Biblioteca da Faculdade Metodista recebe doação de 63 livros

Biblioteca da Faculdade Metodista recebe doação de 63 livros

por Raissa Melo Ferreira publicado 18/10/2017 15h27, última modificação 18/10/2017 15h27
Obras são focadas na área de agronegócios

18/10/2017 15h27

Biblioteca da Faculdade Metodista recebe doação de 63 livros

A Biblioteca da Faculdade Metodista de Santa Maria recebeu, recentemente, um grande número de doações de livros. São 63 exemplares a mais nas estantes da Biblioteca, que agora conta com um acervo amplo de livros sobre agronegócios. Ezequiel Redin, coordenador da pós-graduação em Agronegócios, conseguiu as doações.

“Essa ação teve a intenção de fortalecer o curso de Pós-graduação Lato sensu em Agronegócios. A especialização é pioneira na região central do estado do Rio Grande do Sul, constituindo-se como uma iniciativa inovadora com foco nos projetos empreendedores e intervencionistas no meio rural brasileiro”, diz. Por ser editor da revista científica Extensão Rural – Santa Maria há sete anos, o professor possui uma grande lista de contatos em todo o País, o que facilitou a busca por doações.

Para o docente, “desvendar essas obras enriquece a formação intelectual de nossos discentes e os faz perceber a realidade de forma mais complexa e sistêmica. É uma possibilidade de aliar o conhecimento teórico com as experiências de campo, fundamentais para a formação de profissionais capacitados para atuação na área. Os frutos dessa parceria teoria/prática são colhidos pela sociedade quando esses profissionais aplicam esses conhecimentos”.

“Esses novos livros despertaram muito interesse nos alunos, inclusive houve um aumento significativo nas reservas de obras realizadas pelos alunos através do sistema da Biblioteca”, diz Barbara Duarte Milbrath, bibliotecária da Faculdade Metodista.

Trabalho colaborativo

A relação com profissionais da área e outras instituições de ensino foi fundamental para a conquista dessas novas obras. “Realizamos contato com diversos pesquisadores focados no mundo rural brasileiro, em especial, os cientistas que mais se destacam em investigações e publicações de obras sobre o tema nos últimos anos. Houve uma adesão muito positiva e um retorno imediato dos principais influentes no campo dos agronegócios”, relata o docente.

Entre os pesquisadores que doaram obras, estão: Zander Soares de Navarro, Daniel Arruda Coronel, Joel Orlando Bevilaqua Marin, Pedro Selvino Neumann, Gisele Martins Guimarães, Sergio Schneider, Fabiana Thomé da Cruz, Flávio Sacco dos Anjos e Antonio Marcio Buainain, de diversas instituições de ensino do Estado e do Brasil.

“As parcerias entre as instituições e os pesquisadores não estão apenas focadas em doações de livros. Nossa Pós-graduação em Agronegócios busca parcerias que podem contribuir para a sociedade brasileira. Por exemplo, em agosto de 2017, firmamos uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e integramos o Comitê Científico Nacional da III Conferência Internacional Agricultura e Alimentos em uma Sociedade Urbanizada (AgUrb)”, relata o docente.

Entre 17 e 21 de setembro de 2018, Porto Alegre sediará a III Conferência Internacional Agricultura e Alimentos em uma Sociedade Urbanizada (AgUrb). O evento ocorrerá pela primeira vez no Brasil, as outras duas edições foram na Holanda e na Itália, e a Pós-graduação em Agronegócios fará parte dessa contribuição para o Brasil. Essa participação será revertida em trabalhos, pesquisas e colaborações futuras.

Protagonismo

Inaugurada no início de 2017, a Pós-graduação em Agronegócios já conta com 22 pós-graduandos matriculados e já é reconhecida entre as publicações da área. “O curso é recomendado pela Successful Farming Brasil, pelo portal Agromundi, pelo Portal do Produtor e pela Fundação Agrisus. O jornal Diário de Santa Maria, que possui uma coluna sobre o agronegócio, é um dos principais apoiadores locais. Cabe ressaltar que boa parte de nossos alunos são vinculados ao Sicredi, uma cooperativa de crédito referência no país, nossa principal instituição parceira do curso. A procura está com alta demanda e a expectativa é que esse curso se constitua em um dos principais centros estudos rurais no Brasil", finaliza o coordenador.

Saiba mais sobre a pós-graduação em Agronegócios da Faculdade Metodista de Santa Maria.

registrado em: