Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cátedra de Direitos Humanos da Faculdade Metodista realiza Seminário sobre a história do Direito no Brasil

Cátedra de Direitos Humanos da Faculdade Metodista realiza Seminário sobre a história do Direito no Brasil

por Dara Luiza Hamann publicado 08/08/2017 13h50, última modificação 03/07/2018 09h43
Palestra será ministrada pelo professor Antônio Carlos Wolkmer

08/08/2017 13h50 - última modificação 03/07/2018 09h43

Cátedra de Direitos Humanos da Faculdade Metodista realiza Seminário sobre a história do Direito no Brasil

“Para uma historicidade crítica do Direito no Brasil” é o tema do Seminário da Cátedra de Direitos Humanos da Faculdade Metodista de Santa Maria, que acontecerá no dia 11 de agosto. A abordagem estará a cargo do professor, pesquisador, escritor e teórico Antônio Carlos Wolkmer, que tem experiência nacional e internacional no assunto. A palestra inicia às 19h, no Auditório Alice Denison, com entrada gratuita e aberta ao público em geral.

Conforme a coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos, professora Daniela Richter, o Seminário objetiva proporcionar uma experiência crítica e reflexiva sobre a história do Direito no Brasil. A atividade também é alusiva ao Dia do Estudante e ao Dia do Advogado, comemorados no dia 11 de agosto. 

Sobre o palestrante

Antônio Carlos Wolkmer é formado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 1977), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela mesma instituição (1980), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1983) e doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1992). É professor titular aposentado no curso de pós-graduação em Direito da UFSC e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Direito e Sociedade do UNILASALLE/RS. Também é professor do mestrado em Direitos Humanos e Sociedade da UNESC, consultor Ad Hoc da Capes e do CNPq, sendo deste, pesquisador nível 1-A.

É membro da Associação Brasileira de Filosofia e Sociologia do Direito (ABRAFI), do Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD) e Associado Honorário do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI) e membro vitalício da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (ACALEJ – Cadeira nº 10). É coordenador do Núcleo de Estudos e Práticas Emancipatórias da UFSC, professor convidado em diversas universidades e programas de pós-graduação no exterior: Espanha, Itália, México, Peru, Colômbia, Argentina, Chile, Equador, Venezuela, Costa Rica e Porto Rico.

 

Assessoria de Imprensa