Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Código de Ética do Profissional da Contabilidade é atualizado e entrará em vigor em junho

Código de Ética do Profissional da Contabilidade é atualizado e entrará em vigor em junho

por Caroline Oliveira da Costa publicado 21/02/2019 17h00, última modificação 22/02/2019 16h30

21/02/2019 17h00 - última modificação 22/02/2019 16h30

Código de Ética do Profissional da Contabilidade é atualizado e entrará em vigor em junho

O Código de Ética do Profissional da Contabilidade recebeu uma nova atualização, publicada pelo Diário Oficial da União, no dia 14 de fevereiro. O texto entrará em vigor a partir de 1º de junho de 2019.

Conforme informações disponíveis no site do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o texto foi aprovado pelo plenário do Conselho Federal de Contabilidade, no dia 7 de fevereiro de 2019. As alterações foram realizadas por uma comissão, criada em 2017 e que em 2018 avaliou mais de 100 sugestões enviadas pela classe contábil, após audiência pública promovida em fevereiro do ano passado.

Ainda de acordo com a comunicação do CFC, durante a reunião plenária, o vice-presidente Técnico do CFC, Idédio Coelho, afirmou que as mudanças estão alinhadas com os padrões internacionais de ética. O Código também se aplica às prerrogativas profissionais dos técnicos em contabilidade.

Segundo a professora de Ética do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Metodista, Zenir Adornes da Silva, a ética corresponde aos valores coletivos que orientam o comportamento da sociedade. Ela está diretamente ligada com a moral, uma vez que esta condiz com os valores que formam o indivíduo. A docente explica que a ética é fundamental para a condução dos negócios e relacionamentos, por isso, é comum que as empresas elaborem seus próprios códigos de ética. “Essa atualização do código de ética vem a aprimorar o que é disposto no mesmo e ser um referencial para os profissionais graduados em ciências contábeis e para os técnicos em contabilidade”, aponta Zenir.

 

Clique aqui para conferir a íntegra do texto publicado pelo Diário Oficial da União.

 

Assessoria de Imprensa

registrado em: