Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Coletânea de Atividades Recreativas do curso de Educação Física chega a 20ª edição

por Dara Luiza Hamann publicado 28/06/2017 11h44, última modificação 28/06/2017 11h44
Obra conta com recreações realizadas pelas turmas do 1º semestre de 2017

28/06/2017 11h44

Os alunos do curso de Educação Física da Faculdade Metodista de Santa Maria realizam, já no primeiro semestre, uma publicação científica. Trata-se da Coletânea de Atividades Recreativas, que chega a 20ª edição em 2017. A obra reúne recreações com e sem o uso de materiais, produzidas e realizadas na disciplina de Recreação. Cada acadêmico recebeu um exemplar, entregue na manhã de quarta-feira, dia 28, para a turma matutina e na noite desta quinta-feira, dia 29, para o noturno.

Coletânea EF

Exemplar da Coletânea servirá de fonte de pesquisa e manual para futuras atividades dos acadêmicos.

A Coletânea é organizada pela professora Tatiana Trevisan, titular da disciplina de Recreação, desde o início do curso de Educação Física. Conforme ela, a obra é o produto final dos estudos teóricos e atividades práticas desenvolvidas ao longo do semestre. “Inicialmente os alunos fazem uma pesquisa sobre o campo de atuação, o público, o material a ser utilizado e o tempo e espaço disponíveis, para chegar a recreação ideal para cada realidade” explica. Para a cartilha, os acadêmicos tiveram que pensar a atividade para aplicabilidade em empresas e espaços de negócios.

Ao todo foram realizadas 20 recreações, com e seu o uso de materiais e com tempo de duração de cinco a 10 minutos cada. Tatiana explica que a recreação é uma pausa ativa na rotina de trabalho que tem por objetivo tornar o exercício da função, seja qual for, prazeroso, motivando os trabalhadores, por meio de atividades físicas ou cognitivas. “São doses diárias de alegria que visam tornar o sorriso um hábito”, complementa. Ainda de acordo com ela, a ginástica laboral faz parte da realidade das empresas e pode ser realizada por meio de recreações.

A Coletânea de Atividades Recreativas pode ser consultada na Biblioteca da Faculdade Metodista. Os acadêmicos podem usar seus exemplares ao longo do curso e posteriormente na atuação profissional, uma vez que a obra serve como manual de recreações, que podem ser adaptadas para diversas situações.