Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Coletânea de Atividades Recreativas do curso de Educação Física chega a 20ª edição

Obra conta com recreações realizadas pelas turmas do 1º semestre de 2017

Os alunos do curso de Educação Física da Faculdade Metodista de Santa Maria realizam, já no primeiro semestre, uma publicação científica. Trata-se da Coletânea de Atividades Recreativas, que chega a 20ª edição em 2017. A obra reúne recreações com e sem o uso de materiais, produzidas e realizadas na disciplina de Recreação. Cada acadêmico recebeu um exemplar, entregue na manhã de quarta-feira, dia 28, para a turma matutina e na noite desta quinta-feira, dia 29, para o noturno.

Coletânea EF

Exemplar da Coletânea servirá de fonte de pesquisa e manual para futuras atividades dos acadêmicos.

A Coletânea é organizada pela professora Tatiana Trevisan, titular da disciplina de Recreação, desde o início do curso de Educação Física. Conforme ela, a obra é o produto final dos estudos teóricos e atividades práticas desenvolvidas ao longo do semestre. “Inicialmente os alunos fazem uma pesquisa sobre o campo de atuação, o público, o material a ser utilizado e o tempo e espaço disponíveis, para chegar a recreação ideal para cada realidade” explica. Para a cartilha, os acadêmicos tiveram que pensar a atividade para aplicabilidade em empresas e espaços de negócios.

Ao todo foram realizadas 20 recreações, com e seu o uso de materiais e com tempo de duração de cinco a 10 minutos cada. Tatiana explica que a recreação é uma pausa ativa na rotina de trabalho que tem por objetivo tornar o exercício da função, seja qual for, prazeroso, motivando os trabalhadores, por meio de atividades físicas ou cognitivas. “São doses diárias de alegria que visam tornar o sorriso um hábito”, complementa. Ainda de acordo com ela, a ginástica laboral faz parte da realidade das empresas e pode ser realizada por meio de recreações.

A Coletânea de Atividades Recreativas pode ser consultada na Biblioteca da Faculdade Metodista. Os acadêmicos podem usar seus exemplares ao longo do curso e posteriormente na atuação profissional, uma vez que a obra serve como manual de recreações, que podem ser adaptadas para diversas situações.