Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 24 de maio: Dia do Coração Aquecido

24 de maio: Dia do Coração Aquecido

“Se teu coração é como meu, dá-me tua mão." - John Wesley

Dia do MetodismoDia do Coração Aquecido

Imagine milhares de crianças em idade escolar, trabalhando e morrendo de chagas e frio. Imagine, por outro lado, uma casta de nobres a quem se outorgou o poder sobre os meios de produção e sobre seres humanos e, sobre todos esses, o poder de conceder e privar todos os seres viventes dos meios de subsistência: direito único do Rei.

Nesse contexto foi que surgiu o Movimento Metodista. Deu-se na Inglaterra, no começo do século XVIII, quando um grupo de estudantes da Universidade de Oxford, sob a liderança dos irmãos e professores John e Charles Wesley, passaram a se reunir para o cultivo da piedade cristã, por meio da leitura da Bíblia, da prática da oração, do jejum, da visita aos presos e aos enfermos. John Wesley iniciou o Metodismo com o intuito de fortalecer e renovar o espírito cristão daqueles que comungavam junto à religião oficial Anglicana.


No dia 24 de maio comemora-se o Dia do Metodismo Mundial em alusão à experiência religiosa de John Wesley, que aconteceu na Rua Aldersgate, em Londres, quando ele sentiu o "coração estranhamente aquecido". Certamente a emoção fez parte dessa experiência. Nesse momento, segundo ele, houve uma íntima ligação entre sua experiência religiosa e a sua doutrina.

Daquele tempo pra cá, o Movimento (hoje Igreja) Metodista cresceu ao redor do mundo, sua doutrina está mais próxima do coração e sua ação nutre-se na certeza da salvação. Sua mensagem vem da comunhão de todos os corações e vai, junto ao Evangelho, trabalhar para a construção do Reino de Deus.


Pastor Roberval Trindade
Coordenador da Pastoral Universitária e Escolar da Educação Metodista

 

Bibliografia: REILY, Duncan Alexander. A influência do metodismo na reforma social na Inglaterra no século XVIII.. s.l.: Junta Geral de Acao Social da Ig. Metod., 1953. 18p.,