Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curso de Direito promoveu 5ª Jornada de Pesquisa e 4ª Jornada de Extensão

Curso de Direito promoveu 5ª Jornada de Pesquisa e 4ª Jornada de Extensão

por Faculdade Metodista de Santa Maria — publicado 11/05/2012 07h56, última modificação 18/05/2016 16h37

11/05/2012 07h56 - última modificação 18/05/2016 16h37

Curso de Direito promoveu 5ª Jornada de Pesquisa e 4ª Jornada de Extensão

Aconteceu nos dias 8 e 9 de maio a 5ª Jornada de Pesquisa e 4ª Jornada de Extensão do Curso de Direito da FAMES. A atividade contou com uma palestra, seguida de apresentação de trabalhos em diferentes áreas de pesquisa.

A abertura da Jornada contou com o pronunciamento da Pastoral, através da presença do Pastor Nivaldo Dias, da Direção, com a presença da Professora Luciana Dias e do colegiado do Curso de Direito, representado pela professora Karina Brunet.

Em sua fala, a professora Luciana parabenizou os professores responsáveis pela organização da jornada e falou da importância do evento para a Instituição. Já a professora Karina, mencionou que no contexto da pesquisa, a jornada objetivou proporcionar um momento de discussão e integração entre as instituições de ensino da região.

A Drª Rosane Leal da Silva ministrou a palestra “Pesquisa em Direito”, abordando assuntos como os contextos onde a pesquisa científica é inserida, a problematização que aparece a partir do contato social do pesquisador, e a delimitação do tema de pesquisa, podendo o mesmo tema ter vários enfoques, baseados nas proposições de cada pesquisador.

A palestrante ainda falou sobre as suas pesquisas referentes ao Direito Informacional, sendo o ciberbulling um dos objetos de estudo, e relacionando o Direito e o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs).

A Drª Rosane é graduada em Direito, possui mestrado em Integração Latino-americana, doutorado na área de Concentração, Direito, Estado e Sociedade, com pesquisas sobre crianças e adolescentes na sociedade informacional. Atua como professora do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria e do Centro Universitário Franciscano.

Após a palestra, a 5ª Jornada de Pesquisa e 4ª Jornada de Extensão do curso de Direito contou a apresentação de artigos em cinco linhas de pesquisa: Constitucionalização do direito privado; Direitos Humanos e políticas públicas na sociedade cosmopolita; A teoria da argumentação jurídica e a jurisdição constitucional; O Estado e os meios alternativos de resolução de conflitos; e, Os novos direitos e a globalização.