Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curso de Educação Física da Faculdade Metodista conquista bom desempenho no Enade

Avaliação foi realizada com formados em 2016

O curso de graduação em Educação Física da Faculdade Metodista de Santa Maria conquistou nota 3 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2016, realizado com alunos dos cursos da área de Saúde. A avaliação do Ministério da Educação (MEC) é calculada a partir do desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação, com conceito de 1 a 5. Esse indicador é resultante da média ponderada da nota padronizada dos concluintes na prova de Formação Geral e Conhecimento Específico.

Os cursos são avaliados de acordo com o Ciclo Avaliativo do Enade, em 2016 foram considerados os cursos de Saúde, Ciências Agrárias e áreas afins, para bacharelados e licenciaturas, e Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança, para cursos tecnológicos.

"Acredito que o bom desempenho no Enade deve-se pela característica humanitária do curso. Desenvolvemos ações em nossa comunidade com vistas a formar um profissional crítico e humano. Também estabelecemos parcerias para a realização de diferentes eventos (Pátio Rural, Semana do Comércio, Copas esportivas, rústicas/corridas; Dia do Desafio) levando atividades à comunidade e sediamos eventos que possam contribuir com o aprendizado e a formação de nossos alunos. Essas ações são de conhecimento e valorização pública, visto que recebemos pelo 6º ano consecutivo o Troféu Desportivo Cidade de Santa Maria pela sua atuação acadêmica-comunitária. Junto a este reconhecimento, pelo quinto ano somos estrelados pelo Guia do Estudante da Editora Abril", declara Tatiana Trevisan, coordenadora do curso.

A docente ressalta a importância do Enade para a constante atualização do curso: "A nota permite que façamos uma avaliação interna do desenvolvimento do curso, seja no ensino, na pesquisa e/ou na extensão e como essa integração acontece e está refletindo em nossos acadêmicos. Repensamos nosso planejamento, fortalecemos o que acredita-se estar dando certo. Contudo, a qualificação é permanente, independente do resultado do Enade. Buscamos estratégias para atender as inovações que surgem na área, mantemos com qualidade o que é cultural no repertório de conteúdos históricos e estamos sempre receptivos a novas parcerias e convênios que agreguem conhecimento ao curso", completa.

CPC e IGC

Em novembro, o governo federal divulgará também os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC). O IGC calcula a avaliação da Instituição de Ensino Superior considerando a média do CPC, ponderada pelo número de matrículas, e média dos conceitos dos programas de pós-graduação stricto sensu na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O CPC agrega diversas variáveis como resultado do Enade, titulação e regime de trabalho do corpo docente e percepções dos alunos sobre a organização didático-pedagógica, infraestrutura e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

registrado em: