Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cursos da Fames são bem avaliados em conceitos do MEC

Cursos da Fames são bem avaliados em conceitos do MEC

por Raissa Melo Ferreira publicado 10/03/2017 14h38, última modificação 10/03/2017 15h40
Administração, Direito e Ciências Contábeis foram examinados no último ciclo

10/03/2017 14h38 - última modificação 10/03/2017 15h40

Cursos da Fames são bem avaliados em conceitos do MEC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC), divulgou os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC), Conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e Conceito Preliminar de Curso (CPC) referentes ao ano de 2015. Os dados divulgados nesta semana comprovam, mais uma vez, a excelência das graduações oferecidas pela Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames).

Os cursos de Administração, Direito e Ciências Contábeis da Fames foram avaliados como bons no Enade, recebendo conceito 3. Direito e Ciências Contábeis também receberam análise positiva no CPC, com nota 3. Já no IGC, que avalia a Instituição de Ensino Superior como um todo, a Fames teve média 3, considerada boa. Os resultados refletem o trabalho e esforços contínuos realizados pelos professores a alunos da Fames.

Esses três indicadores de Qualidade da Educação Superior são julgados segundo áreas de avaliação vinculadas a um dos três ciclos do Enade. Em 2015, foram examinados os cursos de bacharelado nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins e os Eixos Tecnológicos em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

Confira todas as notas:

ADMINISTRAÇÃO ENADE: 3 CPC: 2
CIÊNCIAS CONTÁBEIS ENADE: 3 CPC: 3
DIREITO ENADE: 3 CPC: 3

Entenda as avaliações

O IGC calcula a avaliação da Instituição de Ensino Superior considerando a média do CPC, ponderada pelo número de matrículas, e média dos conceitos dos programas de pós-graduação stricto sensu na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Nas instituições sem programa stricto sensu são consideradas as médias do CPC.

A nota do Enade é calculada a partir do desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação. Esse indicador é resultante da média ponderada da nota padronizada dos concluintes na prova de Formação Geral e Conhecimento Específico.

Já o CPC agrega diversas variáveis como resultado do Enade, titulação e regime de trabalho do corpo docente e percepções dos alunos sobre a organização didático-pedagógica, infraestrutura e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

registrado em: