Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dia da Mulher foi marcado por reflexões na FAMES

Dia da Mulher foi marcado por reflexões na FAMES

por Dara Luiza Hamann publicado 15/03/2017 17h45, última modificação 15/03/2017 17h53

15/03/2017 17h45 - última modificação 15/03/2017 17h53

O dia 8 de março teve programação especial na Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES), para marcar o Dia Internacional da Mulher. A partir das 19h, os acadêmicos da Instituição se reuniram no Auditório Alice Denison, para uma palestra e reflexão o papel da mulher na sociedade e os desafios encontrados na luta pela igualdade.

Palestra Dia da Mulher

Inicialmente, a agente de pastoral Ângela Dias realizou um momento de reflexão. Ela citou exemplos de mulheres que se destacaram nas mais diversas áreas, reforçando a importância da mulher na família, no ambiente de trabalho, na política e em todos os lugares.

O diretor da FAMES, professor Marcos Wesley, também se manifestou. Ele enfatizou o objetivo de estarem todos reunidos: valorizar a vida da mulher. Conforme ele, cada um pode contribuir para tornar o seu espaço um local melhor e diferente.

A palestra foi conduzida pela professora Luciane Mazzardo, do curso de Direito da FAMES. Antes de iniciar sua fala, ela convidou o coordenador pró-tempore do curso de Ciências Contábeis e a colaboradora Miriam Momolli para uma apresentação artística. A dupla entoou as músicas “Morocha”, de Mauro e Roberto Ferreira e “Amiga da Minha Mulher”, de Seu Jorge. Logo após, a palestrante promoveu uma reflexão sobre as letras das canções.

Palestra Dia da Mulher

Durante a explanação, Luciane abordou questões relacionadas a mulher, como a ideia de superioridade da personalidade masculina. Para ela, o empoderamento das mulheres é a condição para o desenvolvimento sustentável do país. A agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030 tem a Meta Transformadora Independente que visa igualdade de gênero e direitos das mulheres.

Ainda na palestra, a docente apresentou números sobre a população brasileira. Segundo ela, 50,8% são mulheres. Também na FAMES, o percentual de alunos do sexo feminino é superior ao masculino. Finalizando, Luciane lançou o questionamento: como podemos evoluir para uma sociedade com mais igualdade e diálogo entre os gêneros? A cultura do respeito foi apontada como uma possível resposta.

Parceria com a Achieve Languages de Oxford

Na mesma ocasião, foi anunciada aos acadêmicos, docentes e colaboradores da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) a parceria firmada com a Achieve Languages de Oxford. A escola de inglês ficará responsável pelo Centro de Línguas Metodista Achieve Oxford, que funcionará nas dependências da Instituição e alunos terão preços especiais.

Palestra Dia da Mulher

Ao final do evento, o responsável pela Achieve, Gilberto Alves, sorteou duas bolsas de estudo entre os participantes da palestra. Os ganhadores foram Carla Daiane da Silva, com 100% de desconto e Cristovan Paz, com 50%, respectivamente, nas mensalidades.