Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Disciplina de Estágio I proporciona troca de experiências com profissionais da Administração e Contabilidade

por Dara Luiza Hamann publicado 24/08/2016 17h56, última modificação 24/08/2016 17h56
Prática inova no ambiente de ensino e aprendizagem

24/08/2016 17h56

Oportunizar o contato com diferentes profissionais para o compartilhamento de vivências e experiências é o objetivo da metodologia diferenciada na disciplina de Estágio I, ministrada pelo professor Ezequiel Redin, para os cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES). Nos dias 15 e 22 de agosto, os acadêmicos assistiram a duas palestras, sobre assessoria técnica para agricultores e gestão de pessoas no serviço público federal, respectivamente.

O primeiro tema foi apresentado pelo doutorando em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Adilson Roberto Bellé. Ele atua há mais de 15 anos no segmento de assessoria técnica com agricultores e contou sobre os projetos que participa. O intuito é contribuir para o avanço das experiências sobre agricultura agroecológica e auxiliar os trabalhadores do campo no gerenciamento e estratégias para diversificação da produção.

palestra estagio i

Para o palestrante, trabalhar com assessoria na agricultura é uma atividade desafiadora.

Durante a conversa, Bellé fez uma retrospectiva profissional, enfatizando a valorização dos estudos para o alcance de objetivos. “Eu sonhava em ser um assessor técnico das questões voltadas ao meio rural e busquei isso”, relata. Dinamizando a palestra, o doutorando lançou uma pergunta aos acadêmicos: “Para quem e para que serve o teu conhecimento?”. A frase motivadora rendeu reflexões. Sobre a sua área de atuação, ele afirmou que, por ser um trabalho com público plural, é complexa e exige muito do profissional. “É um caminho alternativo ao sistema convencional, com princípio voltados para a agricultura sustentável”, finaliza.

Servidor da UFSM explana sobre vivências na gestão de pessoas em órgão federal

Lotado na Coordenadoria de Concursos da UFSM, o administrador André Delevati Gorski proporcionou amplos conhecimentos sobre o serviço público no Brasil, na palestra do dia 22. Ele compartilhou com os alunos da FAMES as experiências vivenciadas nos processos técnicos e administrativos do serviço federal.  Conforme o profissional, é visível o crescimento do interesse pelo serviço público. “Isso se comprova especialmente pelo elevado número de candidatos por vaga nos concursos públicos”, explica.

palestra estagio i

Estabilidade da carreira pública e a influência das questões políticas nos órgãos públicos.

“Em determinadas ocasiões, a gestão foca demasiadamente nas questões operacionais e de controle, como folha de pagamento, leis e questões trabalhistas” afirma o palestrante, em relação à gestão de pessoas no serviço público. Para ele, deve haver mais ênfase nas estratégias para o crescimento das pessoas e da empresa. Outro desafio para o setor é alinhar o perfil das pessoas com os meios de organização, tendo em vista que os concursos públicos selecionam pela preparação teórica do profissional e não pelo comportamento humano.  Já nas instituições privadas, não há esta restrição.

Trocas devem continuar

De acordo com o professor responsável pela disciplina, Ezequiel Redin, haverá novas experiências como estas no decorrer do semestre. “Assim como eu convido profissionais da área, os acadêmicos têm a responsabilidade de trazer pelo menos um profissional para dialogar em sala de aula”, esclarece. O objetivo é a interação entre a esfera da Instituição e a esfera organizacional. “Sem dúvida, é um ambiente rico que possibilita o compartilhamento de cases das mais variadas áreas da Administração e das Ciências Contábeis”, completa.