Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Egresso do curso de Direito realiza visita ao Gabinete da Ministra do STJ

Egresso do curso de Direito realiza visita ao Gabinete da Ministra do STJ

12/03/2019 14h23 - última modificação 12/03/2019 14h31

Egresso do curso de Direito realiza visita ao Gabinete da Ministra do STJ
Na foto, Samuel Victor com a atual Ministra do STJ, Nancy Andrighi, em seu gabinete. Foto: reprodução/Facebook

Em fevereiro deste ano, o egresso do curso de Direito, Samuel Victor da Silva realizou uma visita ao gabinete da atual Ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nancy Andrighi. Samuel concluiu o curso no 2º semestre de 2018 e compareceu ao gabinete após ter defendido o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em junho.

Ele explica que a visita ocorreu porquê foi selecionado para participar da 15ª edição do programa Visitação Técnica - Conhecendo o STJ.  Durante uma semana, o bacharel em Direito cumpriu uma série de atividades, que lhe proporcionaram conhecimentos sobre o funcionamento do STJ e o seu papel no sistema judiciário brasileiro. Além disso, aproveitou a ocasião para prestar agradecimentos a Ministra. “O motivo da visitação foi conhecer e agradecer pessoalmente a inspiração jurídica e as palavras gentis e incentivadoras da Ministra em relação ao meu TCC”, explica.

O TCC de Samuel tem como título: “Identidade de partes e contraditório para admissão da prova emprestada” e está baseado em um julgado de Nancy, realizado em 2014. Orientado pela professora e Coordenadora do curso de Direito, Karina Schuch Brunet, em sua pesquisa, Samuel tinha como objetivo principal analisar se o requisito da identidade de partes - construído pela jurisprudência e pela doutrina e, que até então era uma exigência para ocorrer a transferência de uma prova entre dois processos diferentes - mantinha-se na era do Novo Código de Processo Civil (NCPC) como condição para que o Princípio do Contraditório não ficasse prejudicado no âmbito do empréstimo probatório.

Samuel relata que após ter finalizado a monografia e antes mesmo de defendê-la para a banca examinadora, enviou uma cópia do trabalho para o e-mail do gabinete, com a expectativa de receber uma avaliação da jurista. “Quatro dias depois, ela responde-me expressando agradecimentos e sentindo-se honrada em ter servido como uma fonte jurídica, incentivando-me em minha jornada no mundo do Direito, assim como mandando cumprimentos para a minha orientadora”, descreve.  

Para o bacharel em Direito, a oportunidade lhe proporcionou ainda mais conhecimentos acerca do tema de sua pesquisa, e para além disso, serviu de incentivo e inspiração para iniciar sua carreira no Direito. “Trocar ideias sobre o meu tema de TCC e sobre alguns desafios do Poder Judiciário com uma pessoa tão atenciosa e humilde como a Ministra Nancy, foi uma experiência maravilhosa e que me trouxe muita satisfação”, considera.

 

Assessoria de Imprensa

registrado em: