Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Egresso do curso de Direito realiza visita ao Gabinete da Ministra do STJ

Egresso do curso de Direito realiza visita ao Gabinete da Ministra do STJ

por Caroline Oliveira da Costa publicado 12/03/2019 14h23, última modificação 12/03/2019 14h31

12/03/2019 14h23 - última modificação 12/03/2019 14h31

Egresso do curso de Direito realiza visita ao Gabinete da Ministra do STJ
Na foto, Samuel Victor com a atual Ministra do STJ, Nancy Andrighi, em seu gabinete. Foto: reprodução/Facebook

Em fevereiro deste ano, o egresso do curso de Direito, Samuel Victor da Silva realizou uma visita ao gabinete da atual Ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nancy Andrighi. Samuel concluiu o curso no 2º semestre de 2018 e compareceu ao gabinete após ter defendido o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em junho.

Ele explica que a visita ocorreu porquê foi selecionado para participar da 15ª edição do programa Visitação Técnica - Conhecendo o STJ.  Durante uma semana, o bacharel em Direito cumpriu uma série de atividades, que lhe proporcionaram conhecimentos sobre o funcionamento do STJ e o seu papel no sistema judiciário brasileiro. Além disso, aproveitou a ocasião para prestar agradecimentos a Ministra. “O motivo da visitação foi conhecer e agradecer pessoalmente a inspiração jurídica e as palavras gentis e incentivadoras da Ministra em relação ao meu TCC”, explica.

O TCC de Samuel tem como título: “Identidade de partes e contraditório para admissão da prova emprestada” e está baseado em um julgado de Nancy, realizado em 2014. Orientado pela professora e Coordenadora do curso de Direito, Karina Schuch Brunet, em sua pesquisa, Samuel tinha como objetivo principal analisar se o requisito da identidade de partes - construído pela jurisprudência e pela doutrina e, que até então era uma exigência para ocorrer a transferência de uma prova entre dois processos diferentes - mantinha-se na era do Novo Código de Processo Civil (NCPC) como condição para que o Princípio do Contraditório não ficasse prejudicado no âmbito do empréstimo probatório.

Samuel relata que após ter finalizado a monografia e antes mesmo de defendê-la para a banca examinadora, enviou uma cópia do trabalho para o e-mail do gabinete, com a expectativa de receber uma avaliação da jurista. “Quatro dias depois, ela responde-me expressando agradecimentos e sentindo-se honrada em ter servido como uma fonte jurídica, incentivando-me em minha jornada no mundo do Direito, assim como mandando cumprimentos para a minha orientadora”, descreve.  

Para o bacharel em Direito, a oportunidade lhe proporcionou ainda mais conhecimentos acerca do tema de sua pesquisa, e para além disso, serviu de incentivo e inspiração para iniciar sua carreira no Direito. “Trocar ideias sobre o meu tema de TCC e sobre alguns desafios do Poder Judiciário com uma pessoa tão atenciosa e humilde como a Ministra Nancy, foi uma experiência maravilhosa e que me trouxe muita satisfação”, considera.

 

Assessoria de Imprensa

registrado em: