Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Equipes investiram na preparação na II Maratona de Argumentação Jurídica da FAMES

por Dara Luiza Hamann publicado 13/09/2016 10h43, última modificação 13/09/2016 10h43
Debate sobre temas atuais da sociedade ocorreu nos dias 2 e 3 de setembro

13/09/2016 10h43

A II Maratona de Argumentação Jurídica da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) teve a participação de duas equipes – Thémis e Alteridade no Direito. Os times, compostos por acadêmicos e egressos do Curso de Direito, debateram temas atuais da sociedade. O evento ocorreu em duas etapas, na noite de sexta-feira, 2 de setembro e na manhã de sábado, dia 3, tendo por local o Auditório Alice Denison. Os embates foram avaliados por uma comissão e a premiação – medalhas -, foi entregue no encerramento da atividade.

Maratona Jurídica 2016/2

Professor Luís Carlos Gehrke fez o sorteio dos temas e do posicionamento das equipes em cada debate.

A Maratona é promovida semestralmente pelo Curso de Direito em parceria com o Núcleo de Prática Jurídica da FAMES. Nesta edição, participaram como avaliadores profissionais que já estão inseridos e atuando no mercado jurídico, sendo eles Ariani Avozani Oliveira, Lauren Raquel Barbosa da Costa e Vitalínio Lannes Guedes, na sexta-feira à noite e Alberto Barreto Goerch, Gabriel Mariano Schneider e Rafael Friedrich, no sábado pela manhã. Entre os comentários gerais, os integrantes da banca, nos dois dias de evento, enfatizaram a oportunidade que a Instituição propicia aos acadêmicos, tendo em vista a importância da oratória e da argumentação como ferramenta de trabalho.

Maratona Jurídica 2016/2

Demais acadêmicos do Curso de Direito prestigiaram os colegas que estavam debatendo.

Conforme o professor do Curso de Direito e membro da comissão organizadora da Maratona, Luís Carlos Gehrke, os alunos tiveram uma preparação intensa para o evento, comprovada pelo empenho nos debates. “Eles trouxeram até dados estatísticos para dar credibilidade à argumentação”, acrescenta. A dinâmica da Maratona consiste na discussão de assuntos, sendo que um grupo se posiciona contrário e o outro favorável. Todavia, isso é definido somente no momento do embate, por meio de sorteio.

Maratona Jurídica 2016/2

Maratona oportunizou aos acadêmicos experiência de exercício da oralidade em público.

Os temas desta edição foram: Maternidade Substitutiva Remunerada; Trabalho Infantil Artístico; Direitos Hereditários e ITunes; Imigração e Direitos Sociais; Poliamor no Estado Laico; Tornozeleiras Eletrônicas e Vagas no Sistema Penitenciário; Política de Cotas Raciais para Ingresso no Ensino Superior; Regulamentação Trabalhista da Prostituição; Legalização da Maconha; Serviço Militar Obrigatório da Mulher; Facultatividade de Voto e Regulamentação dos Jogos de Azar.

Maratona Jurídica 2016/2

Medalhas foram entregues ao final do segundo dia de Maratona.

A equipe vencedora da II Maratona de Argumentação Jurídica da FAMES foi Alteridade no Direito e o grupo Thémis ficou na segunda colocação. Ambos foram premiados com medalhas. Ao final do evento, os participantes estavam satisfeitos com a experiência de exercício da oralidade, além da vivência prática da vida profissional.

Avaliação geral da II Maratona é positiva

A comissão organizadora da atividade avalia positivamente esta segunda edição. “Apesar do reduzido número de equipes, não faltou empenho e propósito de envolvimento e dedicação daqueles que se dispuseram a participar”, afirma o professor Luís Carlos Gehrke. A III Maratona está prevista para o primeiro semestre de 2017, com o desafio de congregar maior número de discentes e egressos.

O egresso do curso de Direito da FAMES, Patrick Meneghetti, define a Maratona como uma das melhores iniciativas da graduação juntamente com a Instituição. Ele defendeu a equipe Thémis e garante que o estímulo à argumentação e oratória é fundamental na formação profissional. “O mais interessante é o empenho dos acadêmicos, que se deixam envolver pelos casos como parte das suas vidas”, acrescenta.

Maratona Jurídica 2016/2

Equipe Thémis, segunda colocada.

Para a acadêmica do quarto semestre do Curso de Direito, Cinthia Mincolla, que integrou a equipe Alteridade no Direito, a Maratona é uma oportunidade de fomentar debates pertinentes da rotina acadêmica. “Esses eventos fazem um grande diferencial para nós, alunos, pois podemos exercitar a oratória e discutir temas expondo diferentes olhares e opiniões”, conclui.

Maratona Jurídica 2016/2

Equipe campeã, Alteridade no Direito.

Confira a composição das equipes participantes da II Maratona:

Alteridade no Direito

- TAIS SALTON;

- ISRAEL CANTERLE DOS SANTOS PIRES;

- VERA LUCIA MARTINS DOS SANTOS VEIGA RIOS;

- CINTHIA CAMILO MINCOLLA;

- PRISCILA PIRES FERREIRA;

- ROBSON AUGUSTO DE ALMEIDA;

- SAMUEL VICTOR DA SILVA SILVA;

- ANDREA CRISTINA SILVA BASSO;

- EVERTON MACHADO PEREIRA (EGRESSO).

Thémis

- JÉSSICA BORTOLUSSI MARQUES;

- CARMEN ALMEIDA FAVIERO DOS SANTOS;

- BRUNA VERÔNICA RECH MACHADO DA SILVA;

- ANELIZE NUNES BORGES;

- CATHERINE PADOIN HENRIQUE;

- CLÁUDIO DA SILVA JÚNIOR;

- JOSÉ PANTALEÃO PIRES;

- SABRINA BRUM;

- PAULO BRUNNO BORBA GARCIA;

- PATRICK COSTA MENEGHETTI (EGRESSO).