Você está aqui: Página Inicial / Notícias / FAMES é representada em eventos do Direito no Estado e no Exterior

FAMES é representada em eventos do Direito no Estado e no Exterior

por Dara Luiza Hamann publicado 04/10/2016 13h28, última modificação 04/10/2016 13h28
Professoras, acadêmicas e egressa apresentaram pesquisas desenvolvidas na área

04/10/2016 13h28

A Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) oportuniza aos seus acadêmicos e docentes o desenvolvimento de pesquisas. O resultado deste incentivo pode ser observado na representatividade da Instituição em eventos pelo Estado e também fora do Brasil. Recentemente, artigos produzidos por professores da FAMES, em conjunto com alunos e egressos do Curso de Direito, foram apresentados em mostras, seminários e congressos.

Nos dias 8, 9 e 10 de setembro, a egressa do Curso de Direito da FAMES e mestranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Patrícia Reis, participou do V Encontro Internacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI). O evento foi realizado em Montevidéu, Uruguai. Na ocasião, Patrícia apresentou o artigo intitulado “Os estímulos consumeristas frente a publicidade alimentar: um estudo comparado sobre a influência das mídias no surgimento da obesidade infantil no Brasil e no Uruguai”, produzido em conjunto com a professora do Curso de Direito da FAMES, Doutora Daniela Richter.

conpedi

Patrícia agradeceu a banca pelas considerações que, segundo ela, contribuíram para a continuidade da sua pesquisa.

Conforme Patrícia, a pesquisa trata da gravidade da situação da obesidade infantil, tendo em vista que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em janeiro deste ano, 41 milhões de crianças no mundo sofrem desta epidemia. A publicidade tem contribuição externa para esses números, por meio do incentivo ao consumo. “É uma oportunidade única, poder levar este tema - que eu pesquiso desde a graduação – para um evento internacional e também mostrar o quanto a FAMES está preocupada com temáticas desse nível”, destaca.

A professora do Curso de Direito da FAMES, Mestre Angélica Cerdotes, também esteve representando a FAMES em alguns eventos pelo Rio Grande do Sul. Juntamente com a professora Mestre Luiza Rosso Mota e a acadêmica da graduação, Cíntia Mincolla, ela divulgou pesquisas realizadas na Instituição e que resultaram em artigos científicos. A mais recente participação foi na 1ª Mostra Científica do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Caxias do Sul (UCS), realizada no dia 25 de agosto. “O reconhecimento do direito dos animais no ordenamento jurídico e na sociedade contemporânea” e “Desenvolvimento sustentável na sociedade contemporânea: a busca emergente por novos paradigmas” foram os artigos compartilhados.

Os dois artigos apresentados pelo trio na 2ª Mostra de Iniciação Científica e 2ª Jornada de Pós-Graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade da Campanha (URCAMP) receberam menção honrosa. O evento ocorreu nos dias 8 e 9 de junho, em Bagé. Os títulos defendidos foram “Cadastro ambiental rural: um aliado para a efetivação da conservação do meio ambiente na sociedade contemporânea” e “O impulso das alternativas extrajudiciais a luz da resolução dos conflitos da sociedade contemporânea”.

urcamp

Aluna Cinthia e a professora Angélica defenderam o trabalho na URCAMP.

Também no mês de agosto, Angélica, Luiza e Cíntia participaram do IV Seminário Internacional de Direito, Democracia e Sustentabilidade, promovido pelo Instituto Meridional (IMED), em Passo Fundo. Os dois trabalhos apresentados – “O catador de material reciclável na sociedade contemporânea: contribuições ao desenvolvimento sustentável” e “A problemática da plena efetivação dos direitos fundamentais sob o aspecto democrático e jurisdicional” – foram selecionados para compor a coletânea do IMED, sobre Direito, Democracia e Sustentabilidade.

O trio já tem artigos aprovados para a 31ª Jornada Acadêmica Integrada, da UFSM, que acontece neste mês de outubro. Desta forma, é possível o intercâmbio de pesquisas e conhecimentos gerados dentro das instituições de ensino, com o intuito de contribuir com a melhora da vida em sociedade.