Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Faculdade Metodista esteve representada no 55º Congresso da SOBER

Faculdade Metodista esteve representada no 55º Congresso da SOBER

por Dara Luiza Hamann publicado 28/08/2017 14h56, última modificação 28/08/2017 14h59
Acadêmica e professor do curso de Administração apresentaram trabalho científico

28/08/2017 14h56 - última modificação 28/08/2017 14h59

Faculdade Metodista esteve representada no 55º Congresso da SOBER

Entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, foi realizado o 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). A Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) esteve representada pela egressa Elizangela Erd Brollo e pelo professor Ezequiel Redin, ambos do curso de Administração. O evento ocorreu na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o tema “Inovação, Extensão e Cooperação para o Desenvolvimento”.

Elizangela, enquanto ainda era aluna do 8º semestre, apresentou seu trabalho científico no Congresso, com orientação do professor Ezequiel. O tema da pesquisa, que integra o grupo “Evolução e Estrutura da Agropecuária no Brasil”, é a dinâmica da produção de tabaco no município de Jaguari/RS, no período de 1996 a 2015. No estudo, a dupla concluiu que houve um acréscimo no número de famílias produtoras de tabaco, bem como um aumento na produção de fumo no local, conforme os dados secundários da Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio Grande do Sul. Outro ponto importante do trabalho é que a série histórica dos dados evidencia um crescimento de 429,41% na quantidade produzida no intervalo de tempo analisado. Atualmente, Jaguari é o maior produtor de tabaco do Corede Vale do Jaguari.

O evento teve abrangência nacional e objetivou promover o intercâmbio, troca de experiências e discussões de temas relacionados à agricultura e ao meio rural. Também, incentivar a cooperação entre entidades e propor políticas públicas apropriadas para o desenvolvimento do meio rural brasileiro. Participaram docentes, pesquisadores, estudantes, técnicos de instituições de desenvolvimento, organizações não-governamentais, formuladores de políticas públicas, empresários e demais profissionais interessados no tema do Congresso.