Você está aqui: Página Inicial / Notícias / FAMES inaugura pós-graduação em Agronegócios

FAMES inaugura pós-graduação em Agronegócios

por Dara Luiza Hamann publicado 02/05/2017 14h06, última modificação 04/05/2017 10h38
Especialização iniciou as atividades na sexta-feira (28)

02/05/2017 14h06 - última modificação 04/05/2017 10h38

Pioneira na valorização da temática rural, a Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) inaugurou sua pós-graduação presencial em Agronegócios. O início da especialização deu-se na sexta-feira, dia 28 de abril, com palestra e mesa redonda. Os alunos foram recebidos às 19h30, na sala A 210.

Aula Inaugural Agronegocios

Inicialmente, houve uma breve solenidade de inauguração. O coordenador da pós-graduação, professor Ezequiel Redin, não escondeu a alegria de fazer parte deste importante momento para a Faculdade Metodista. “Nós estamos fazendo história aqui, sendo o “agro” um ramo que está em voga e demanda na região de Santa Maria” exclamou. Ezequiel ainda saudou os presentes e desafiou os pós-graduandos: “estamos aqui para fazer a diferença no agronegócio.”

Aula Inaugural Agronegocios

Também se manifestou o diretor da FAMES, professor Marcos Wesley da Silva, que enfatizou a importância da educação, citando o filme “O carteiro e o poeta”, dirigido por Michael Radford. “O que queremos com esse curso é mudança de vida, que faça sentido na vida de vocês” completa. Ele ainda destacou os motivos que levaram à abertura da pós-graduação. “A preocupação é que a Faculdade Metodista esteja integrada na realidade local” declara.

Aula Inaugural Agronegocios

Representando a Prefeitura Municipal, o Secretário de Desenvolvimento Rural Rodrigo Menna Barreto parabenizou ao coordenador e professores da pós-graduação. Ele enumerou a soja, o arroz e a pecuária de corte como produtos cultivados no município, valorizando o papel da especialização. “Santa Maria tem mercado para a produção local, pois cerca de 80% dos produtos agrícolas vem de fora” afirma.

Aula Inaugural Agronegocios

Em seguida, começou a palestra com o diretor executivo do Sicredi Região Centro, Luiz Alberto Machado Lopes. Ele explanou sobre o tema “Cooperativismo de Crédito em Agronegócios”, destacando os princípios e as vantagens do trabalho na modalidade. “Uma cooperativa para ser sustentável precisa equilibrar o pinheiro econômico e o pinheiro social, por isso o símbolo das cooperativas tem dois pinheiros” exemplifica.

Aula Inaugural Agronegocios

Segundo Luiz Alberto, o cooperativismo é praticado em todo o mundo. “Mais de 30% do mercado financeiro da Alemanha vem do cooperativismo”. No Brasil, são 1097 cooperativas e o Sicredi é a sexta maior rede cooperativista do país.

Aula Inaugural Agronegocios

Ao final, houve a mesa redonda “Agronegócios – o rural contemporâneo em debate”. O momento teve a participação da professora Tatiana Balem, do Instituto Federal Farroupilha – campus Júlio de Castilhos, do extensionista da Emater de Santa Maria, Ricardo Lopes Machado e do professor Gustavo Pinto da Silva, do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Aula Inaugural Agronegocios

No sábado, os alunos da pós-graduação tiveram aula pela manhã e à tarde. O próximo encontro da turma será no dia 12 de maio. Os interessados em fazer a especialização ainda podem realizar a matrícula. O prazo encerra no dia 11 de maio.

O professor Ezequiel Redin tem vasta experiência em agronegócios. Filho de agricultores, ele é graduado em Administração e possui mestrado e doutorado em Extensão Rural. Além disso, tem curso superior de Tecnologia em Agropecuária: Sistema de Produção.

Clique aqui para saber mais sobre a pós-graduação em Agronegócios.