Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Futsal Feminino FAMES é campeão do Citadino de Santa Maria

Futsal Feminino FAMES é campeão do Citadino de Santa Maria

por Dara Luiza Hamann publicado 29/08/2016 17h46, última modificação 29/08/2016 17h46
Treinador e atletas contam como foi o caminho até o título

29/08/2016 17h46

Na noite de terça-feira (23), ocorreu a final da categoria feminina do Campeonato Citadino de Futsal. O time do Projeto de Integração Acadêmica através de Equipes de Futsal da Faculdade Metodista de Santa Maria enfrentou o UFF Bayer, no Centro Desportivo Municipal. O placar ficou em 4 a 0 para o Futsal Feminino FAMES. Além do troféu e medalhas de ouro, o grupo ainda foi destaque nos prêmios de artilheira e goleira menos vazada da competição. Ao todo, sete equipes disputaram na categoria. O Citadino é uma promoção da Liga Santamariense de Futsal com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Santa Maria.

futsal feminino

Foto/Montagem: Reprodução - Facebook Futsal Feminino FAMES.

A organização e estrutura da equipe foram fundamentais para os resultados. Na fase de classificação do Citadino, o grupo havia ficado na primeira posição e terminou o campeonato com sete vitórias e apenas uma derrota. Para o treinador do time, bacharel em Educação Física, egresso da FAMES e voluntário, Mário Machado, as meninas mostraram evolução a cada partida. “A vontade que as atletas demonstravam dentro e fora de quadra, em busca deste título, foi fundamental”, enfatiza. Ele também acredita na união. “Não tínhamos cinco titulares, mas sim uma equipe inteira de titulares”, completa.

O treinador avalia positivamente a participação da FAMES no Citadino. “Tanto na área técnica como na disciplinar, as atletas corresponderam às expectativas”, declara. A partir de agora, a equipe segue com os treinos três vezes por semana, com foco em novas competições e oportunidades. O objetivo continua sendo o de mostrar para a comunidade o trabalho que é desenvolvido em prol da prática do futsal feminino de qualidade. Machado adianta que o próximo desafio do grupo será a Copa Oreco, realizada também pela Liga Santamariense de Futsal. No mês de novembro, a FAMES fará o 4º Torneio do Projeto Futsal Feminino, que na última edição teve a presença de 16 equipes da região. “Também estamos aguardando a confirmação da realização dos Jogos de Integração do Rio Grande do Sul, onde temos vaga garantida pelo título do Citadino e iremos representar Santa Maria”, finaliza.

Gratidão é a palavra das atletas

As meninas que compõem o elenco do Futsal Feminino FAMES comungam na conclusão sobre a participação do time no Citadino. “Gratificante” foi a palavra utilizada pelas atletas para definir o caminho até a conquista do título.

Micaela Mano, 27 anos, professora de Educação Física, defendeu o gol da FAMES e recebeu o destaque de goleira menos vazada da competição. “Participar do campeonato foi um desafio, tinha equipes muito boas pela frente e a gente precisava estar bem preparada em cada confronto”, relata. Para ela, a organização do Projeto da faculdade foi determinante para chegar ao final em 1º lugar. “Não foi a toa que ganhamos. Foi puxado, corremos atrás e somos merecedoras”, destaca.

O título de artilheira do Citadino também é da FAMES. Jéssica Trindade, 23 anos, estudante de Educação Física e voluntária, marcou nove gols durante a competição. Ela se sente agradecida por fazer parte do grupo. “Foi minha primeira participação com essa equipe e já saímos vitoriosas”, festeja. A atleta acredita nos vínculos estabelecidos através do projeto. “O time é uma família, da qual eu tenho muito orgulho de fazer parte”, exclama.

O Projeto Futsal Feminino FAMES iniciou em 2012 e, desde então, a educadora física Bárbara Sutil, 27 anos, integra a equipe. Ela joga como ala direita e avalia positivamente o Citadino, como uma oportunidade de visibilidade para o esporte. “Destaco a competição deste ano, não somente por termos nos sagrado campeãs, mas sim por termos pela primeira vez um campeonato feminino bem organizado, com arbitragem de qualidade e premiações à altura”, comenta. A presença da torcida, não só da FAMES, como também das outras equipes femininas, foi destacada pela atleta. “Por muitos anos, tivemos competições femininas com as arquibancadas vazias. Chegar a uma final com ginásio lotado é maravilhoso”, finaliza.

 

Assessoria de Imprensa