Você está aqui: Página Inicial / Notícias / III Maratona de Argumentação Jurídica enfatizou Direito Penal e Processo Penal

III Maratona de Argumentação Jurídica enfatizou Direito Penal e Processo Penal

por Dara Luiza Hamann publicado 02/06/2017 17h44, última modificação 02/06/2017 17h44
Atividade contou com a participação de acadêmicos e egressos do curso de Direito

02/06/2017 17h44

III Maratona de Argumentação Jurídica enfatizou Direito Penal e Processo Penal

Cinco equipes participaram da III Maratona de Argumentação Jurídica da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES), realizada nos dias 26 e 27 de maio. Esta foi a edição com maior número de grupos inscritos desde o início da atividade e talvez a mais disputada. Os embates ocorreram no Auditório Alice Denison e trataram de temas envolvendo homicídios, crimes ambientais, estupro de vulnerável, presunção de inocência, violência doméstica e aborto.

Conforme a professora Tábata Mendonça - que participou da organização da Maratona juntamente com os docentes Raphael Peres e Luís Gehrke e a coordenadora do curso de Direito, Karina Brunet - as equipes apresentaram posicionamentos sobre assuntos atuais e pertinentes no contexto do Direito Penal e do Processo Penal. “A pontuação foi bastante acirrada, sendo que na semifinal houve inclusive um empate”, comenta. No pódio final, ficou campeã a equipe composta pelos acadêmicos Cristiano Reinheimer, Tiago Silva da Rosa, Paulo Brunno Garcia, Robson Augusto de Almeida, Cláudio da Silva Júnior e Gabriela Menna Barreto Gomes e pelo egresso Rafael Friedrich.

Tábata avalia positivamente o desempenho das equipes. “Principalmente em aceitar o desafio, vencer barreiras, estudar temas difíceis e se organizar em grupos com entrosamento e parceria”, enfatiza. Para ela, a atividade transcorreu dentro do que havia sido planejado. “As equipes demonstraram seriedade e ao mesmo tempo alegria em participar”, completa.

O advogado Tiago Luciano Amaral de Souza participou como jurado no primeiro dia da Maratona. Para ele, a atividade demonstra a responsabilidade que a Faculdade Metodista assume no campo acadêmico, ao se preocupar com a efetiva formação dos alunos. “O evento foi dinâmico e bem organizado, propiciando aos argumentadores experimentações de surpresa, improviso e retórica, aliadas ao conhecimento de base para a fundamentação jurídica”, pontua.

A acadêmica do 5º semestre do curso de Direito Simone Araújo integrou a equipe vice-campeã da Maratona. Para ela, participar da atividade foi uma experiência única. “Não só por esta ter sido dentro do Direito Penal que é uma matéria que eu gosto muito, mas por ter sido a minha primeira maratona”, destaca. A estudante ainda frisa a contribuição da experiência para a formação. “Temos que perder o medo da oratória, aprender com nossos erros e aqui é o lugar e o momento”, garante.

Egresso de 2010 do curso de Direito da Faculdade Metodista, o advogado Rafael Friedrich fez parte do grupo campeão da Maratona. Ele considera importante atividades como esta, uma vez que proporcionam aos alunos a possibilidade de experimentar e vivenciar uma situação que irão enfrentar no exercício da profissão. “Fiquei surpreso com o envolvimento dos alunos da minha equipe. Nos últimos quinze dias, eles exigiram de mim atenção diária” relata. Rafael já participou de edições anteriores da Maratona e afirma que é perceptível a evolução dos alunos.

A Maratona de Argumentação Jurídica é realizada semestralmente pelo curso de Direito da Faculdade Metodista. O objetivo é oportunizar a prática da oratória e retórica aos acadêmicos, durante a formação, visando a preparação para o mercado de trabalho.

(Foto: divulgação/Facebook Curso de Direito FAMES)