Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Instituto Metodista Centenário apresentou VII Mostra de Dança

Instituto Metodista Centenário apresentou VII Mostra de Dança

por Faculdade Metodista de Santa Maria — publicado 18/12/2012 14h40, última modificação 18/05/2016 16h36
...inventa! Foi o tema do Espetáculo.

18/12/2012 14h40 - última modificação 18/05/2016 16h36

Instituto Metodista Centenário apresentou VII Mostra de Dança

Arte e criatividade foram a tônica da VII Mostra de Dança Centenarista, que aconteceu no dia 12 de dezembro, no ginásio do Instituto Metodista Centenário. No palco, 120 bailarinos apresentaram 15 coreografias que encantaram ao público.

...inventa! Esse foi o tema do espetáculo que apresentou as grandes criações que transformaram a vida humana. Dirigida e coreografada pela professora Alline Fernandez, a Mostra de Dança Centenarista apresentou o trabalho desenvolvido no grupo de Dança do Colégio Centenário, com a participação de alunos(as) desde a Educação infantil até o Ensino Médio, e também, o trabalho desenvolvido no projeto de extensão da FAMES chamado Dança no IMC, que abrange os grupos Cia Universitária em Movimento FAMES e Integração e Arte Centenário FAMES.

A coreografia de abertura, intitulada “De onde vêm nossas ideias?” foi apresentada pelo grupo Integração e Arte Centeário FAMES, fazendo uma reflexão sobre o cérebro humano, salientando a evolução e o desenvolvimento das ideias. Na sequêcia, as alunas da Educação Infantil apresentaram a coreografia  “Última chamada, destino: a lua!”, relembrando sobre a criação do foguete e a presença do homem na lua. Ainda contando com as bailarinas da Educação Infantil, a dança “Prática e rápida: cozinha  fácil” encantou ao público, e as meninas apresentaram a invenção do forno de microondas.

A Cia Universitária em Movimento FAMES subiu ao palco e apresentou “Durablilidade e resistência para os objetos”, relembrando a invenção do baquelite, que é considerado o primeiro plástico. Em seguida, as dançarinas do Grupo de Danças do Colégio Centenário apresentaram “Transporte com facilidade”, demonstrando sobre a criação da roda.

Mais uma grande invenção foi mostrada pelas alunas do Ensino Fundamental com a coregrafia “Como vencer as doenças?”, mostrando a criação da vacina, usada na prevenção e cura de doenças.

O grupo Integração e Arte retornou ao palco com seus balirinos que produziram a coreografia “Proteção para os pés que nos levam às grandes distâncias”, abordando sobre a invenção dos sapatos, criados na Mesopotâmia e no Egito cinco mil anos antes de Cristo. Em seguida, as alunas do Grupo de Danças do Colégio Centenário dançaram “Comunicação e conhecimento para qualquer parte do mundo”, apontando a criação do Wi-fi que trouxe grandes contribuições para a comunicação.

Em “Quanto mede?” A cia Universitária em Movimento FAMES apresentou as unidades de medidas, sendo estas as primeiras ferramentos inventadas pelo homem nas comunidades primitivas. Dando continuação ao espetáculo, o grupo de Danças do Colégio Centenário apresentou “Para que lado eu vou?”, abordando sobre a invenção da bússola, criada na Europa em 1180.  Na coreografia “Higiene, prevenção de doenças e hálito fresco” as pequenas bailarinas dos anos iniciais do Ensino Fundamental apresentaram a criação da escova de dentes e os cuidados com a saúde bucal.

Outra apresentação do Integração e Arte Centenário e FAMES através da coregorafia “A falta de água encanada...” mostrou os benefícios da criação do encanamento hidráulico, bem como o sofrimento dos brasileiros que vivem no agreste nordestino e convivem com a seca. Em seguida, o grupo de Danças do Colégio Centenário apresentou “Pode ligar a luz?”, abordando sobre a criação da lâmpada por Thomas Edison, em 1879. Também dançada pelo Grupo de Danças do Colégio Centenário, a coregorafia “Discagem direta a distância” apresentou a criação do telefone em 1876.

Finalizando o espetáculo, o grupo Integração e Arte Centenário FAMES encantou os(as) presentes ao apresentar um ballet contemporâneo através da apresentação “É só friccionar dois gravetos...”, relatando sobre a invenção do fogo pelos povos da pré-história.

A VII Mostra de Dança Centenarista foi uma produção da Faculdade Metodista de Santa Maria e do Colégio Metodista Centenário e contou a participação de alunos(as) das duas instituições de ensino.