Você está aqui: Página Inicial / Notícias / NPJ da Faculdade Metodista atua pela primeira vez como acusação em um júri

NPJ da Faculdade Metodista atua pela primeira vez como acusação em um júri

por Carina Bohnert publicado 24/11/2017 14h09, última modificação 03/07/2018 09h31

24/11/2017 14h09 - última modificação 03/07/2018 09h31

Pela primeira vez a Faculdade Metodista vai atuar como acusação em um júri. Uma situação que é considerada inédita dentro do curso de Direito de uma instituição de ensino. Por meio do Núcleo da Prática Jurídica, NPJ, o professor Raphael Urbanetto Peres, que é docente da disciplina de Direito Penal, será assistente de acusação e vai buscar a responsabilização penal do acusado de um atropelamento

O júri ocorre na quinta-feira, dia 30 de novembro, no Fórum de Santa Maria. O caso chegou até o NPJ após a mãe de a vítima procurar o Núcleo para buscar, junto à justiça, que o réu seja responsabilizado pela morte da vítima. Os atendimentos foram feitos pelo Núcleo com acompanhamento dos alunos do curso de Direito e dos professores responsáveis. A vítima foi atropelada enquanto andava de bicicleta em abril de 2010. O réu, na época do atropelamento, não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e estava dirigindo em alta velocidade. Ele vai a júri popular acusado de homicídio simples e pode pegar pena de 6 a 20 anos de prisão caso fique provado que ele atropelou a vítima.

Acadêmicos de todos os semestres do curso de Direito estão mobilizados e devem estar presentes no julgamento que serve como uma extensão do que é visto em sala de aula. Segundo o professor Raphael Peres, atividade também é de extrema importância para que os estudantes ganhem experiência antes de chegar ao mercado de trabalho. “No meio acadêmico, questões práticas da área penal não acontecem com frequência, principalmente envolvendo júri, que é um meio mais complexo. Essa experiência para os nossos alunos será muito enriquecedora e irá capacitá-los ainda mais para a realidade do mercado na área do Direito”, afirmou o docente.

O NPJ da Faculdade Metodista é responsável pela orientação, supervisão e avaliação das atividades de práticas jurídicas dos alunos de Direito da Faculdade Metodista, nas disciplinas de Estágio Supervisionado. Dentro do Núcleo, os alunos se deparam com uma série de situações e, junto com os professores, dão encaminhamento e auxílio a população em geral.

registrado em: