Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Oficina de cinema instiga técnicas de argumentação

Oficina de cinema instiga técnicas de argumentação

por Dara Luiza Hamann publicado 25/08/2016 09h44, última modificação 25/08/2016 09h44
Atividade esteve inserida no projeto Fazendo Arte para Pensar Direito

25/08/2016 09h44

Os alunos do curso de Direito da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) participaram da oficina “Argumentação e desafio: o cinema como aporte ao debate jurídico”, na manhã do último sábado (20). A atividade foi realizada no Auditório Alice Denison, inserida no projeto de ensino “Fazendo Arte para Pensar Direito”.

oficina cinema direito

Parte do grupo que participou da oficina.

Conforme a coordenadora do curso de Direito, professora Karina Schuch Brunet, o objetivo da oficina foi promover a sensibilização dos acadêmicos para o desenvolvimento de técnicas de argumentação. Inicialmente, foi exibido o filme O Grande Desafio. Dirigido e produzido por Denzel Washington, o longa-metragem conta a história de um professor brilhante e que ama as palavras. Apesar das convicções políticas ameaçarem sua carreira, ele decide apostar nos seus alunos para formar um grupo de debatedores e colocar a pequena Wiley College, do Texas, no circuito dos campeonatos entre as universidades, visando especialmente enfrentar a tradição de Harvard diante de uma enorme plateia. (Sinopse disponível em: www.adorocinema.com/filmes/filme-57931/)

Em um segundo momento, os professores Liane Batistella Kist e Luís Carlos Gehrke, ministrantes da oficina, abordaram as técnicas de argumentação. Entre os tipos de argumento trabalhados estiveram os de autoridade, de consenso, de provas concretas, de competência linguística e por analogia. Ao final, os participantes realizaram um debate nos moldes do filme, utilizando as proposições afirmativa e negativa, sobre o tema “Política de cotas raciais para ingresso no Ensino Superior”.

O propósito da atividade foi atingido. Para o acadêmico Luciano Luz, o evento foi excelente. A aluna Vera Martins também avaliou positivamente a oficina. “Foi uma manhã de aprendizado na difícil e desafiante arte da argumentação”, declara.