Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Palestras da disciplina de Estágio I têm continuidade

Palestras da disciplina de Estágio I têm continuidade

por Dara Luiza Hamann publicado 06/10/2016 16h11, última modificação 06/10/2016 16h11
Alunos do Curso de Administração tiveram mais quatro experiências

06/10/2016 16h11

Dando seguimento a metodologia diferenciada da disciplina de Estágio I, do Curso de Administração da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES), foram ministradas mais quatro palestras aos alunos da graduação. Os encontros com profissionais da área e em atuação no mercado de trabalho ocorreram nos dias 29 de agosto e 5, 12 e 26 de setembro. A agenda das palestras foi realizada pelos próprios acadêmicos, com o intuito de proporcionar a troca de conhecimentos e experiências.

palestra estagio i

Empresário Andrei Cerentini falou dos desafios de inovar ao abrir o próprio negócio.

No dia 29 de agosto, o convidado foi o empresário Andrei Vieira Cerentini. Ele falou sobre a experiências de administrar um estabelecimento do ramo alimentício, de bebidas e entretenimento. Filósofo e sociólogo, ele afirma que abrir um negócio próprio exige pesquisa e preparação. “A ideia foi criar um bar diferente, não o melhor, mas que agregasse uma identidade territorial”, acrescenta.

“É na adversidade que se encontram os fortes” foi o tema da palestra do dia 5 de setembro, ministrada pela empreendedora Angela Maria Campos Uflacker. Sócio-proprietária da empresa Uflacker Ar Condicionado Automotivo, ela falou sobre a trajetória do empreendimento. Ela agregou uma experiência de 18 anos na administração das Lojas Colombo no Rio Grande do Sul e em Mato Grosso, para inovar. Conforme Ângela, quatro perguntas são essenciais para qualquer empreendedor: o quê? Onde? Para quem? Como vão trabalhar?

palestra estagio i

Angela falou sobre a transição de funcionária para dona de empresa.

A terceira palestra do ciclo foi ministrada no dia 12 de setembro, pelo empresário Cassio Vielmo Gomes. Acadêmico, ele compartilhou com os colegas a experiência de gestão na empresa Black Sul, que atua na comercialização de produtos químicos, ferramentas manuais, elétricas e pneumáticas, além de EPIs.  Conforme a realidade apresentada, os sistemas de informações gerenciais são utilizados para a tomada de decisão em questões estratégicas nos âmbitos de administração, expansão e talentos.

palestra estagio i

Cássio apresentou o modelo de gestão que utiliza na sua empresa.

A empresária Lucélia Machado da Silva foi a palestrante do último dia. Ela trouxe o tema “A trajetória profissional para o empreendedorismo”, no dia 26 de setembro. Sócia-proprietária do Espaço Elas, que presta serviços no ramo da estética, ela conta que transformou um hobby em negócio.  “Eu frequentava os espaços e surgiu a oportunidade de me tornar sócia”, relata.  No entanto, garante que empreender é algo desafiador. “Não foi fácil, por vezes pensei em desistir, mas estamos dando certo”, acrescenta.

palestra estagio i

Ciclo de palestras foi encerrado com a participação da empreendedora Lucélia.

O professor Ezequiel Redin, responsável pela disciplina, argumenta que esta é uma experiência inovadora no ambiente de ensino e aprendizagem, que proporciona num mesmo espaço, a interação entre profissionais e graduandos.