Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Portal de Empregos da FAMES oferece vagas de estágio e emprego para alunos e ex-alunos

por Dara Luiza Hamann publicado 01/04/2016 17h46, última modificação 01/04/2016 17h46
Parceria com Trabalhando.com disponibiliza vagas exclusivas em algumas das maiores empresas do País

01/04/2016 17h46

Para facilitar ainda mais sua entrada no mercado de trabalho, a Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES), por meio da Central de Estágios, conta desde 2014 com o Portal de Empregos. Em parceria com a Trabalhando.com, empresa chilena presente em 11 países incorporada pela Universia, alunos e egressos têm acessos a mais de 115 mil oportunidades de trabalho mensais.

O novo Portal já está no ar, divulgando vagas de estágio, trainee e efetivas. Confira alguns dos serviços oferecidos:

• Acesso restrito para alunos e egressos da FAMES, presencial e a distância;
  • Divulgação de oportunidades de estágio, trainee e efetivas, nacionais e internacionais – exclusivas e também da comunidade da Trabalhando.com;
  • Banco de Currículos de alunos e ex-alunos;
  • Postagem de vagas diretamente pelas empresas (com o filtro pela Central de Estágios da FAMES);
  • Interface com as redes sociais.

Para ter acesso às vagas, os alunos e ex-alunos devem cadastrar seu currículo no Portal de Empregos, disponível no Portal do Aluno. Existem as vagas exclusivas, das empresas que cadastram especificamente no site da FAMES e as vagas da comunidade da Trabalhando.com, abertas também para outras parceiras da empresa. São abertas mais de 6 mil vagas por ano exclusivas a alunos e ex-alunos da FAMES e mais de 115 mil vagas por mês para a comunidade da Trabalhando.com.

Disponível desde março de 2014, a coordenadora da Central de Estágios da Metodista, Simeia Guimarães, explica o objetivo do portal: “A proposta do site é favorecer o acesso às vagas de estágio, trainee e vagas de emprego efetivas para os alunos e ex-alunos. É um ponto de encontro entre os alunos e ex-alunos e as empresas para a colocação profissional”.

Quando procurar um estágio

Simeia explica que existem dois tipos de estágio: os obrigatórios, cujos cursos exigem o estágio e contam com um período determinado a ser cumprido, e os não obrigatórios, que podem ser feitos por qualquer aluno, em qualquer momento do curso. Ela julga que o momento ideal para se buscar um estágio é logo após a primeira metade do curso, quando o aluno já adquiriu conhecimentos, qualificações e experiências que o auxiliarão na busca por uma vaga. “A pessoa já tem uma vivência, já está um pouco mais maduro, já sabe mais ou menos o que ela quer”, acredita Simeia. Mas isso depende de cada caso e situação.

Um bom currículo

Na hora de se buscar um estágio ou vaga efetiva, um dos aspectos mais importantes é o currículo. “O currículo tem que ser bem objetivo. Você tem que fazer um currículo de uma ou duas páginas, no máximo. Para um estudante que está começando agora, uma folha já é o bastante”, explica a coordenadora da Central de Estágios. O Trabalhando.com também permite que se gere um currículo a partir das informações preenchidas nos campos do portal. “Sejam criteriosos nas informações que vocês alimentam nos cadastros, seja no Linkedin, seja no Vagas.com, seja no próprio Portal de Empregos da FAMES, as informações têm de ser objetivas e traduzir aquilo que você faz, aquilo que você quer fazer”, orienta Simeia. Outra dica é fazer modificações no currículo de acordo com a vaga.

Oportunidades e voluntariado

Para a conquista de uma boa colocação profissional vale aproveitar as oportunidades oferecidas pelo ambiente acadêmico. “Cadastros online, possibilidades do Linkedin, workshops da Central de Estágios todo semestre, tornar esse momento em que o aluno está na universidade um momento proveitoso, e extrair essas oportunidades para o seu próprio benefício”, resume Simeia, que destaca também o voluntariado, onde os alunos podem obter a prática e posterior inserção profissional. “As empresas também vêm com bons olhos isso”, garante.