Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Presencial / Agronegócios

MBA em Agronegócios

por marcelo.figueiredo — publicado 21/12/2016 15h31, última modificação 22/02/2021 09h40
Importante: por conta da contenção do novo coronavírus, nossas unidades estão fechadas. Envie os documentos obrigatórios para o e-mail: caccentenario@centenario.metodista.br e faça sua matrícula.

A agricultura e os agronegócios constituem a base da economia do Brasil e expressam potentes números na região sul do Brasil. Especificamente no estado do Rio Grande do Sul, é de extrema importância tanto para o crescimento econômico como para o desenvolvimento em sentido mais amplo, que envolvem questões econômicas, sociais, ambientais, culturais e políticas relativas ao meio rural. Nesse sentido, a Faculdade Metodista Centenário de Santa Maria, no intuito de estabelecer padrões significativos aos agentes de desenvolvimento rural e sua vinculação às realidades regionais, assim como a promoção da articulação das práxis teórico/prática, cria a MBA em Agronegócios. 

 

Objetivo

O MBA em Agronegócios busca atender a demanda do mercado de trabalho ao impelir competências aos profissionais que atuam no setor agropecuário e suas estruturas, tanto em atividades de pesquisa e extensão, quanto no estabelecimento de estratégias de inserção de produtos agropecuários, assim como nos mercados e nas cadeias produtivas, seja junto às empresas, ou às organizações de agricultores.

 

ESTRUTURA CURRICULAR DO MBA EM AGRONEGÓCIOS

 

Formas organizacionais nos agronegócios

Sistemas agroindustriais

Gestão de mercados agroindustriais

Governança corporativa nos agronegócios

Gestão de riscos aplicados aos agronegócios

Finanças em agronegócios

Recursos humanos nos agronegócios

Logística de produtos agropecuários

Legislação Agrária e ambiental

Marketing em agronegócios

Gestão estratégica nos agronegócios

Desenvolvimento e gestão de projetos

 

Público-alvo

Profissionais que transitam nas diferentes áreas do conhecimento, como nas ciências rurais (grande área), educação (educação do campo, psicologia rural, educação especial para o campo), ciências sociais aplicadas (administração rural, contabilidade rural, contabilidade ambiental, direito ambiental, economia ambiental, economia rural), ciências da saúde (saúde e lazer do trabalhador rural, meio ambiente, segurança do trabalhador) e áreas afins.

 

Pré-requisito

Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas diversas áreas do conhecimento.

 

Seleção

Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

  

Conheça o Corpo Docente do Curso

 

 

Coordenação do Curso

 

Edilson Máximo da Silva Junior

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA/PA (2006), Mestre em Agroecologia pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA/MA (2009). Doutor em Extensão Rural no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural - PPGExR da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS (2015-2019). Coordenou o Programa de Germoplasma Florestal da Eletrobras/Eletronorte (2009-2015), Professor da Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas Gamaliel em Tucuruí/PA (2010-2015). Professor das disciplinas de Responsabilidade Social e Gestão do Agronegócio, Associativismo, Elaboração e avaliação de projetos, Mudança organizacional, assim como Gestão Ambiental e responsabilidade social, nos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Metodista Centenário de Santa Maria/RS. 

 

Informações do Curso

Duração: 12 meses
Carga Horária: 360 horas
Dias e horários: Sextas (19h às 22h) e sábados (manhã: 9h às 12h e tarde: 14h às 17h)
Encontros: semanais, com intervalo entre uma disciplina e outra. 
Local: Faculdade Metodista Centenário - FMC
Número de Vagas: 15 (sujeito a formação de turma)
Número de parcelas fixas: 18
Mensalidade - ingressantes 2021: R$ 549,00 para o pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 557,36. 

Ex-alunos formados em graduação ou pós-graduação em uma das instituições da Educação Metodista têm 20% de desconto a partir da segunda mensalidade até o final o curso. 

 

Passo a passo para participação do MBA

  1. Preenchimento do formulário de pré-matrícula;
  2. Entrega/envio dos documentos;
  3. Pagamento da matricula através de boleto enviado por e-mail. 

 

 Documentação exigida para efetivação de pré-matrícula

  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado (01 cópia autenticada);
  • CPF (01 cópia simples);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia simples). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma (01 cópia simples);
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula.

Obs.:  Ex-aluno não precisa entregar a documentação; apenas o formulário de pré matrícula / termo de adesão e formulário de solicitação de desconto.

 

Importante: por conta da contenção do novo coronavírus, nossas unidades estão fechadas. Envie os documentos obrigatórios para o e-mail: caccentenario@centenario.metodista.br e faça sua matrícula.

 

ATENÇÃO:

O pagamento da matrícula, equivalente a primeira mensalidade do curso, ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e entregá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá entregar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.
A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar o MBA pleiteado, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

 

Entrega da Documentação e Horários de Atendimento:

 

  • Em Santa Maria: Faculdade Metodista Centenário - FMC - entrega diretamente na CAC (Central de Atendimento ao Calouro). 

   Horários: segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábados, das 8h às 12h.

  • De outras cidades: via Correios para:

   Faculdade Metodista Centenário – FMC
   Rua Dr. Turi, 2003 – Centro – Santa Maria / RS – CEP: 97050-180
     A/C CAC – Central de Atendimento ao Calouro

 

Matrícula:

A coordenação do curso de pós-graduação entrará em contato via e-mail e telefone com os candidatos selecionados passando as orientações sobre a matrícula, que deverá acontecer até a data limite estipulada, obedecendo o número máximo de vagas oferecidas.

 

Informações adicionais/dúvidas/esclarecimentos contatar:

Informações dos cursos

  • Telefone: (55) 3028-7015, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábados, das 8h às 12h.