Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Presencial / Dança

Curso de Pós-graduação em Dança: educação, criação e produção artística

por marcelo.figueiredo — publicado 21/12/2016 15h54, última modificação 10/06/2019 16h36

 

O Curso de Especialização em Dança: educação, criação e produção artística da Faculdade Metodista de Santa Maria visa à formação e aperfeiçoamento do profissional de diferentes áreas do conhecimento, com aulas presenciais e quinzenais totalizando 360h em um período de dezoito meses. O curso oferece profissionais renomados no cenário da Dança, infra estrutura adequada suporte teórico, com biblioteca atualizada, e prático, por meio da disciplina de seminário de práticas em Dança. Tem como um de seus objetivos a oferta no mercado de trabalho de um profissional apto a atuar na criação e produção artística, na educação em diversas faixas etárias, possibilitando a sensibilização poética através da dança, propondo o investimento em conhecimento como forma de qualificar os profissionais para as demandas atuais.

 

Objetivo

Qualificar a formação de bailarinos, pesquisadores e intérpretes para atuação em espaços formais de ensino básico e superior, bem como em espaços não formais por meio de fundamentação teórica-prática na área da Dança.

 

Matriz Curricular

  • Dança, Espaço e Visualidades
  • Dança e Tecnologia 
  • Análise e Percepção Artística em Dança 
  • Preparação Corporal para Dança 
  • Corpo e Movimento
  • Metodologia da Pesquisa em Dança 
  • Dança e Educação 
  • Concepções Contemporâneas de Dança 
  • Processo e Composição Coreográfica 
  • Projeto e Produção Cultural (Seminário Temático) 
  • Dança, Improvisação e Performance
  • Seminário de Práticas em Dança: Folclore, Ballet Clássico, Baby Class, Moderno, Dança de Rua, Danças de Salão, Jazz, Dança Contemporâneo, Maquiagem e Atelier Cenográfico.

 

Público-alvo

O Curso de Especialização em Dança visa à formação e aperfeiçoamento do profissional das diferentes áreas do conhecimento, objetivando a oferta ao mercado de trabalho de um profissional qualificado para desenvolver atividades relacionadas à dança.

 

Pré-requisito

Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas diversas áreas do conhecimento.

 

Seleção

Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

 

Conheça o Corpo Docente do Curso

A Faculdade Metodista de Santa Maria poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.

 

Coordenação do Curso

Alline Brum Fernandez
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Especialização em Educação Física-Saúde e Qualidade de Vida. Mestranda em Docência Universitária pela Universidade Tecnológica de Buenos Aires. Atualmente é professora titular da Faculdade Metodista de Santa Maria e professora de Dança no Colégio Metodista Centenário, ambos pertencentes ao Instituto Metodista Centenário. Coordenadora do programa de extensão Dança FAMES, onde atua como professora de dança, a frente da Cia. Universitária em Movimento FAMES e grupo Integração e Arte Centenário/FAMES. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Qualidade de Vida, atuando principalmente nos seguintes temas: Ritmo e Dança, Ginástica Rítmica, Ginástica I, Ginástica II, Ginástica de Academia, Ginástica Laboral, Atividades Adaptadas, Nutrição no Esporte e Qualidade de Vida. Ministra aulas de Dança para Educação Infantil até o Ensino Superior. Exerce trabalhos coreográficos, de preparação física para dança, ministra aulas de dança nos estilos de Jazz e Dança Contemporânea. 

 

Informações do Curso

Duração: 18 meses
Carga Horária: 360 horas, mais 40 horas de trabalho de conclusão.
Dias e horários: sábados manhã (das 9h às 12h) e tarde (14h às 17h) e domingos manhã (das 9h às 12h).
Encontros: quinzenais
Local: Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES
Número de Vagas: 30 (sujeito a formação de turma)

 

Passo a passo para participação da pós-graduação

  1. Aguarde o link de inscrição; 
  2. Entrega/envio dos documentos;
  3. Confirmação enviada pela coordenação do curso para o candidato;
  4. Pagamento da matricula através de boleto enviado por e-mail.

 

Documentação exigida para efetivação de pré-matrícula

  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrada (01 cópia autenticada);
  • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
  • Carta de Intenção;
  • CPF (01 cópia);
  • RG (01 cópia). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
  • Curriculum Vitae (01 cópia – Preferencialmente modelo Lattes);
  • Comprovante de endereço (01 cópia);
  • 01 Foto 3x4;
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula.

 

ATENÇÃO:

O pagamento da matrícula, equivalente a primeira mensalidade do curso, ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e entregá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá entregar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.
A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

 

Entrega da Documentação e Horários de Atendimento

  • Em Santa Maria: Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES - entrega diretamente na CAC (Central de Atendimento ao Calouro);

   Horários: das 8h às 20h, sem fechar ao meio-dia.
  

  • De outras cidades: via Correios para:

   Faculdade Metodista de Santa Maria – FAMES 
   Rua Dr. Turi, 2003 – Centro – Santa Maria / RS – CEP: 97050-180
   A/C CAC – Central de Atendimento ao Calouro

 

Matrícula:

A coordenação do curso de pós-graduação entrará em contato via e-mail e telefone com os candidatos selecionados passando as orientações sobre a matrícula, que deverá acontecer até a data limite estipulada, obedecendo o número máximo de vagas oferecidas.

 

Prazos importantes:

Pré-matrícula:  até 20/03/2018

Matrícula: até 22/03/2018

Início das aulas: 23/03/2018

 

Informações adicionais/dúvidas/esclarecimentos contatar:

Informações dos cursos

  • Telefone: (55) 3028-70415, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h;