Corpo Docente

por marcelo.figueiredo — publicado 21/12/2016 17h09, última modificação 22/05/2018 15h53

Karina Schuch Brunet

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), graduação em Letras Português Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1994) e mestrado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001). Atualmente é sócia - Brunet Advogados Associados e docente do Curso de Direito da Faculdade Metodista de Santa Maria. Tem experiência docente em Direito Processual Civil, Ética e Bioética, bem como de pesquisa nas seguintes áreas: processo civil, gênero, diversidade sexual e educação. É membro da Cátedra de Direitos Humanos da Faculdade Metodista de Santa Maria.
Currículo lattes

 

Iuri Bolesina

Doutorando e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Especialista em Direito Civil pela Faculdade Meridional - IMED. Graduado em Direito pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Advogado. Professor na Faculdade Meridional - IMED. 
Currículo lattes

 

Rosane Leal da Silva

Possui graduação em Direito pela Universidade da Região da Campanha (1994), mestrado em Integração Latino - Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de concentração Direito, Estado e Sociedade, com pesquisa sobre criança e adolescente na sociedade informacional (2009). É professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, nos cursos de Graduação e Mestrado em Direito. Atua desde 2000 no Curso de Direito do Centro Universitário Franciscano. Atua, também, na Antonio Meneghetti Faculdade. Tem experiência na área de Direito, na graduação e pós-graduação, com ênfase em Direito Civil sob a perspectiva Constitucional, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente e Direito Informacional, onde desenvolve várias pesquisas. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa Teoria Jurídica no Novo Milênio (UNIFRA) e do Grupo de Pesquisa Núcleo de Direito Informacional (UFSM), ambos inscritos no CNPq. Integra, na condição de pesquisadora, o Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente - NEJUSCA - da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordena o Núcleo de Direito Informacional, na Universidade Federal de Santa Maria e o Núcleo de Proteção da Criança e do Adolescente Internauta (UNIFRA). Compõe o corpo editorial científico da Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global (UFSM), da Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais da UNOPAR e é parecerista ad hoc em várias revistas jurídicas, dentre elas a Revista de Estudos Jurídicos e Sociais (Univel - PR); Revista Sociais e Humanas (UFSM) e Revista Opinião Jurídica (CE). 
Currículo lattes

 

José Luiz de Moura Filho

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), onde é Professor Adjunto, vinculado ao Departamento de Direito, lecionando Direito e Políticas Sociais no Curso de Direito; Direito Ambiental nos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia e Ciências Biológicas, bem como na Engenharia Sanitária e Ambiental; Teorias da Urbanização B no Curso de Arquitetura e Urbanismo, e Fundamentos de Legislação para Engenharia, nos Cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e Química. É Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2001) e Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (RS), tendo feito Estágio no Exterior (sanduiche) com bolsa da CAPES, na UMINHO (Portugal), na área de Cooperação Transfronteiriça e bolsista CAPES em Pesquisa Pós-Doutoral no Exterior, junto ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no Núcleo Cidades, Culturas e Arquitetura (2014/2015). Foi Chefe das Assessorias Jurídicas da FEPAM e METROPLAN, no período de 1999/2002. É consultor em Projetos de Extensão envolvendo Políticas Públicas para minorias étnicas. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental e Urbanístico, atuando, principalmente nos seguintes temas: Licenciamento Ambiental, Planos Diretores e Regularização Fundiária de territórios quilombolas e indígenas. 
Currículo lattes

 

Felipe da Veiga Dias

Doutor em Direito pela UNISC (2015) com período sanduíche na Universidade de Sevilla (2014). Mestre em Direito pela UNISC (2012). Pós-graduação em Direitos Fundamentais e Constitucionalização do Direito pela PUC-RS (2009). Graduado em Direito pela ULBRA-SM (2008). Professor da Faculdade Meridional (IMED). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Criminologia, Direitos Humanos e Fundamentais e Direito da Criança e Adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos e fundamentais, princípios constitucionais-penais, crise do sistema penal, poder punitivo do Estado, criminologia crítica, Internet, mídia, minorias sociais (mulheres, crianças e adolescentes). 
Currículo lattes

 

Gustavo Oliveira Vieira

Professor Adjunto do Curso de Relações Internacionais e Integração da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Possui graduação (2002) e mestrado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, (2005) e doutorado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012), com período sanduíche na University of Manitoba, Canadá (bolsista ELAP). Já foi docente com vínculo na UNISC, UNIFRA, UNISINOS e UFPel, principalmente para as disciplinas de Direito Internacional, da Integração, Direitos Humanos e Constitucional. Autor e organizador de alguns livros e diversos artigos e capítulos de livros relativos a Direitos Humanos, Constitucionalismo e Desarmamento Humanitário. Ativista internacional pelo desarmamento humanitário da "International Campaign to Ban Landmines/Cluster Munition Coalition", pela qual atuou como pesquisador e observador em conferências da ONU, OEA e demais eventos diplomáticos e de pesquisa internacionais em 4 continentes, em mais de 20 países. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional, atuando principalmente nos temas direitos humanos e direito internacional humanitário. 
Currículo lattes

 

Antonio Carlos Wolkmer

Formado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 1977). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNISINOS (1980). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1983) e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1992). Professor Titular Aposentado no Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Direito e Sociedade do UNILASALLE-RS. Membro da Comissão do Mestrado em Direito da UNESC. Consultor Ad Hoc da CAPES e do CNPq, sendo desta pesquisador nível 1-A. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC entre 2007-2011. Membro do Comitê Assessor para a área do Direito do Comitê de Assessoramento de Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito, Relações Internacionais e Sociologia - CA-CS, do CNPq (2009-2012). Membro do Comitê Científico do Institut International d'Études et de Recherches sur les Biens Communs, Paris/Napoli. e do Grupo de Trabajo CLACSO: "Pensamiento Jurídico Crítico". 2016-2018 (Buenos Aires/Equador). Socio da Sociedad Argentina de Sociología Jurídica (SASJU). Member International Political Science Association (IPSA, Canada). Membro da Associação Brasileira de Filosofia e Sociologia do Direito (ABRAFI), do Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD) e Associado Honorário do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI). Membro vitalício da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (ACALEJ - Cadeira nº 10). Coordenador do NEPE/UFSC - Núcleo de Estudos e Práticas Emancipatórias). Prêmio Pesquisador Destaque do Direito nos 50 anos Comemorativos da UFSC, em 2010. Professor colaborador permanente do Master y Doctorado en Derechos Humanos y Interculturalidad de la Universidad Pablo de Olavide, de la Maestría en Derechos Humanos de la Universidad A. San Luis Potosí (Mexico) y del Doctorado en Derecho - Modalidad Especial - de la Universidad de Buenos Aires (Argentina). Professor convidado em diversas universidades e programas de pós-graduação no exterior: Espanha, Itália, México, Perú, Colômbia, Argentina, Chile, Equador,Venezuela, Costa Rica e Porto Rico. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia Jurídica, Pluralismo Jurídico, História do Direito, Filosofia do Direito e Direitos Humanos, Cultura Jurídica e Constitucionalismo Latino-Americano. 
Currículo lattes

 

Patrick Costa Meneghetti

Mestrando em Direitos Humanos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)/Bolsista CAPES em fase de conclusão da Dissertação. Especializando em Direito Público com Ênfase em Gestão Pública; Especialista em Docência no Ensino Superior; Especialista em Organização Pedagógica da Escola: Gestão Escolar; Especialista em Organização Pedagógica da Escola: Supervisão Escolar; Especialista em Língua Portuguesa; Licenciado em Letras Português e Literaturas e Bacharel em Direito. Integra a Cátedra de Direitos Humanos da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES). Foi consultor da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) na SEESP (Secretaria de Educação Especial) do MEC (Ministério da Educação). 
Currículo lattes

 

Luciane de Freitas Mazzardo

Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Especialista em Direito Processual Civil e Graduada em Direito pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Fundamentos da Educação e Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Tem experiência docente na área de Direito Processual Civil, Direito Internacional Privado e Direito Civil, com ênfase em Direito de Família, desenvolvendo e orientando pesquisas nas áreas de Empoderamento e Promoção dos Direitos Humanos das Mulheres, Políticas Públicas de Inclusão Social, Relações de Gênero, Direito Familista e Educação. Docente do Curso de Direito da Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA e da Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES. Professora convidada do Curso de Especialização em Direito de Família e Mediação de Conflitos da Faculdade Palotina de Santa Maria - FAPAS. Advogada. 
Currículo lattes

 

Joseane Ceolin Mariani de Andrade Pedroso

Mestre em Integração Latino Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Direito Constitucional Aplicado pelo Centro Universitário Franciscano-UNIFRA. Graduação em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Atualmente é professora do Centro Universitário Franciscano-UNIFRA e da Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES. Advogada. 
Currículo lattes

 

Valdo Hermes de Lima Barcelos

Prof. univ. desde 1991. Pós-Doutorado em Antropofagia Cultural Brasileira (2009) Dr. educação (UFSC, 2001), Mestre Educação (UFSM, 1996). Pesq. Produtividade-1-CNPq. Prof. Associado-IV-CE-PPGE-UFSM-Membro Efetivo da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências ocupando a Cadeira - PAULO FREIRE - Membro da Academia Santamariense de Letras(ASL). Ocupando a Cadeira n. 26 cujo Patrono é o Escritor Cyro Martins. Coord. Projeto de Intercâmbio UFSM-COIMBRA. Em 2008 atuou como Prof/Pesq. visitante no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA. Em 2006 participou como Professor/Conferencista convidado no Instituto PIAGET-(Portugal). Consultor do Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para el Desarrollo (CYTED-OEA, CEPAL, BID-UNESCO-Educação e Intercultura); Consultor do INPA, MMA, MEC, CNPq, CAPES; Avaliador/Parecerista INEP-RBEP; Assessoria Form. de Prof. em EA e EJA; Consultor Ad Hoc de revistas nac. e estrangeiras; GT de E. A. da ANPEd. 
Currículo lattes

 

Tássia Aparecida Gervasoni

Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, com período sanduíche na Universidad de Sevilla (Espanha). Mestre e Graduada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul -UNISC. Coordenadora da Pós-Graduação lato sensu em Direito da IMED. Integrante do Grupo de Pesquisa - Estado e Constituição, vinculado ao CNPq. Participante do projeto de pesquisa - Estado e Constituição: a internacionalização do direito a partir dos direitos humanos? (CNPq). Advogada. 
Currículo lattes

 

Bruno Barros

Mestrando em Direito no Programa de Pós-Graduação - PPGD da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Área de Concentração: Direitos Emergentes na Sociedade Global. Linha de Pesquisa: Direitos na Sociedade em Rede. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior - CAPES. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq, intitulado Centro de Estudos e Pesquisas em Direito & Internet - CEPEDI. De 2014 a 2015 participou como pesquisador do grupo Núcleo de Direito Informacional - NUDI da UFSM, também cadastrado no CNPq. Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito - CONPEDI e membro associado da Academia Nacional de Estudos Transnacionais - ANET. Parecerista permanente da Revista de Estudos Jurídicos UNESP. Autor de artigos científicos, trabalhos acadêmicos e pesquisas nas áreas de Direito Digital, Direito e Internet, Direito da Criança e do Adolescente, bem como temas relacionados à utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC e Democratização da Mídia.
Currículo lattes

 

Rosa Maria Zaia Borges

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (1997), mestrado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2001) e doutorado em Filosofia do Direito pela Universidade de São Paulo - USP (2009). Atuou como professora em diversos cursos de graduação em Direito e Relações Internacionais, dentre eles, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/RS, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter. Desempenhou cargos administrativos nestas instituições, como supervisora de estágio não obrigatório (PUCRS) e supervisora do setor de trabalhos de conclusão de curso (ULBRA/RS). Atuou como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (stricto sensu) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Atualmente é professora adjunta do Curso de Direito da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. É membro da Associação Brasileira do Ensino do Direito - ABEDI. É membro fundadora do Grupo de Estudos sobre Internacionalização do Direito e Justiça de Transição - IDEJUST. É pesquisadora associada à Rede de Pesquisa Empírica em Direito (REED). Atuou como coordenadora e membro do Núcleo de Assessoria Jurídica Popular (NAJUP/RS). Atuou como Diretora de Acesso à Justiça na Secretaria de Segurança Pública no Município de Canoas/RS. Atua nas áreas de direito internacional público, direitos internacional humanitário, direitos humanos, gênero e mediação de conflitos. 
Currículo lattes

 

Fernanda Lima

Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2007). Professora no Programa de Pós-Graduação em Direito da Unesc (Mestrado em Direito - incubado). Professora titular da disciplina de Direitos Humanos na UNESC. Integrante do Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente (NEJUSCA/UFSC). Integrante do Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito (NUPED/UNESC). Integrante do Núcleo de Estudos em Direitos Humanos e Cidadania (NUPEC/UNESC). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Direito da Criança e do Adolescente da UNESC. Pesquisadora na área de Direito Público com linha de pesquisa em Relações étnico-raciais, feminismo negro e políticas públicas de promoção da igualdade racial; Direito da Criança e do Adolescente e políticas públicas. 
Currículo lattes

 

Liane Batistela Kist

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e mestrado em Educação pela mesma instituição (2007). Atualmente é professora assistente do Centro Universitário Franciscano, professora da Faculdade Metodista de Santa Maria e aluna do Programa de Pós-Graduação em Letras/UFSM (doutorado em estudos linguísticos/linguagem e interação). Tem experiência na área de Educação e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores e Ensino de Língua Materna. 
Currículo lattes