Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Presencial / Educação Contemporânea

Curso de Pós-graduação em Educação Contemporânea

por jessica.rodrigues — publicado 18/07/2018 17h52, última modificação 10/06/2019 16h37

 

A sociedade em que estamos inseridos sofre influência constante de novas tecnologias que alteram tanto a forma de agir quanto de pensar o mundo, trazendo desafios sempre inéditos para o educador contemporâneo. Além disto, transformações sociais de diversas naturezas que ocorrem na sociedade de forma ampla, afetam a forma de agir e pensar dos indivíduos, trazendo desafios para o processo de ensino dos professores. Neste sentido, o curso de Especialização em Educação Contemporânea busca através de uma perspectiva teórica e prática, trazer ferramentas para auxiliar o professor ou professora em suas atividades docentes diárias. 

 

Objetivo

Capacitar os profissionais dos diferentes segmentos educacionais por meio de qualificação técnica e reflexiva, através da melhor compreensão do cenário social atual e da exposição de técnicas modernas de gestão de conteúdos e organização de sala de aula.

 

Matriz Curricular

  • Sala de Aula no Divã: desafios da docência no contemporâneo
  • Promovendo o Conhecimento: teoria da educação
  • Educação e Diversidade
  • Neurociência na Educação
  • Educação para Inclusão Social e Libras
  • Ambientes Virtuais de Aprendizagem
  • Novas Tecnologias na Educação
  • Contexto de Ensino no Brasil: desafios para a educação
  • Laboratório de Educação
  • Metodologia de Pesquisa
  • Desafios da Educação na Sociedade Contemporânea
  • Seminário de Educação

 

Público-alvo

Este curso é destinado aos educadores em geral, sendo desenvolvidas temáticas e atividades voltadas tanto para professores de séries iniciais quanto de ensino superior.

 

Pré-requisito

Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas diversas áreas do conhecimento.

 


Seleção

Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

 

Conheça o Corpo Docente do Curso 

A Faculdade Metodista de Santa Maria poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.

 

Coordenação do Curso

Márcio Felipe Salles Medeiros

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Durante o período de graduação atuou em projetos ligados à Sociologia Política, Ciência Política, Antropologia da Ciência, Sociologia da Ciência e Sociologia e novas Tecnologias. Concluiu o mestrado pelo PPG em Ciências Sociais da UFSM, tendo trabalhado o pensamento de Bruno Latour e os desafios para as Ciências Sociais. Atualmente está vinculado ao doutorado em sociologia na UnB, tendo como tema de pesquisa a Internacionalização do Conhecimento Científico. Já teve trabalhos publicados nos maiores eventos da sociologia, como congresso mundial de sociologia em Kyoto no Japão, Congresso da Sociedade dos Estudos Sociais da Ciência em Buenos Aires.

 

Informações do Curso

Duração: 18 meses
Carga Horária: 360 horas, mais 40 horas de trabalho de conclusão.
Dias e horários: sextas (das 19h às 22h) e sábados (manhã: das 9h às 12h e tarde: das 14h às 17h)
Encontros: quinzenais
Local: Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES
Número de Vagas: 30 (sujeito a formação de turma)
Número de parcelas: 18
Mensalidade: R$ 399,00 para pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 405,08. O valor será reajustado a partir da 13ª parcela. 

 

Passo a passo para participação da pós-graduação

1. Aguarde o link de inscrição; 
2. Entrega/envio dos documentos;
3. Confirmação enviada pela coordenação do curso para o candidato;
4. Pagamento da matricula através de boleto enviado por e-mail. 

 

Documentação exigida para efetivação de pré-matrícula

  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrada (01 cópia autenticada);
  • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
  • Carta de Intenção;
  • CPF (01 cópia);
  • RG (01 cópia). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
  • Curriculum Vitae (01 cópia – Preferencialmente modelo Lattes);
  • Comprovante de endereço (01 cópia);
  • 01 Foto 3x4;
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula.



ATENÇÃO:

O pagamento da matrícula, equivalente a primeira mensalidade do curso, ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante.

Caso o candidato não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e entregá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o candidato deverá entregar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.


Entrega da Documentação e Horários de Atendimento

 

  • Em Santa Maria: Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES - entrega diretamente na CAC (Central de Atendimento ao Calouro);

Horários: das 8h às 20h, sem fechar ao meio-dia.

  • De outras cidades: via Correios para:

Faculdade Metodista de Santa Maria – FAMES
Rua Dr. Turi, 2003 – Centro – Santa Maria / RS – CEP: 97050-180
A/C CAC – Central de Atendimento ao Calouro


Matrícula:

A coordenação do curso de pós-gradução entrará em contato via e-mail e telefone com os candidatos selecionados passando as orientações sobre a matrícula, que deverá acontecer até a data limite estipulada, obedecendo o número máximo de vagas oferecidas.

Prazos importantes:

  • Matrícula: agosto de 2019
  • Início das aulas: agosto de 2019



Informações adicionais/dúvidas/esclarecimentos contatar:

Informações dos cursos

  • Telefone: (55) 3028-7015, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h;