Corpo Docente

por marcelo.figueiredo — publicado 21/12/2016 17h09, última modificação 18/10/2017 15h05

Tábata Cassenote Mendonça - Coordenadora

Mestre em Ciências Criminais pela PUC-RS (2015). Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Uniritter (2013). Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Franciscano. Atualmente é Professora de Direito Penal e Processo Penal na Faculdade Metodista de Santa Maria.
Currículo Lattes

 

Gustavo Noronha de Ávila

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente, é Professor do Mestrado em Ciência Jurídica do Centro Universitário de Maringá. Também é Professor de Criminologia e Direito Penal na Universidade Estadual de Maringá. Atua como Professor da Especialização em Ciências Penais da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Criminologia, Psicologia do Testemunho, Processo Penal e Direito Penal. Realiza investigações sobre as relações entre falsas memórias e privações de liberdade, bem como tem se ocupado da análise da expansão dos controles contemporâneos.
Currículo Lattes

 

Raphael Urbanetto Peres

Mestrando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa/POR (2015). Graduado no Programa Especial de Formação de Professores pela Universidade Federal de Santa Maria PEG/UFSM (2013). Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM (2012). Especialista em Ciências Penais pela Universidade ANHANGUERA / UNIDERP (2011). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA (2009). Professor na Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES, lecionando disciplinas relativas à área do Direito Penal e Direito Processual Penal. Professor das disciplinas de Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Penal Especial junto a cursos preparatórios para carreiras públicas. Advogado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil sob o nº OAB/RS 79.652. 
Currículo Lattes

 

Sandro Meinerz

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (1995). Atualmente é Delegado da Polícia Civil do RS e Professor do Centro Universitário Franciscano. Possui Especialização em Direito Público pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA(2011). 
Currículo Lattes

 

Rafael Noal Moro

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria(2003), especialização em Especialização em Engenharia de Seg. do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Maria(2005), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Instituto Metodista Centenário(1993), ensino-médio-segundo-graupelo Instituto Metodista Centenário(1996) e aperfeiçoamento em Formação para Servidores do IGP - Perito Criminal pelo Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos(2004). Atualmente é Perito Criminal do Instituto Geral de Perícias. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Perícia Criminal. 
Currículo Lattes

 

Sami Abder Rahim Jbara El Jundi

Médico, perito criminal do DC/IGP/SSP/RS e professor auxiliar do Departamento de Ciências Penais da Faculdade de Direito da UFRGS, com mestrado em Medicina Forense pela Universitat de Valencia, especialização em Direito Médico pela ESVJ e pós-graduação em Toxicologia Forense pela Universidade FEEVALE / Universidade da Flórida, além de treinamentos em Antropologia Forense e outras áreas das ciências forenses, especialmente as voltadas à investigação de violações de direitos humanos. Foi perito médico legista e atua como professor de disciplinas teórico-práticas de diversos cursos de pós-graduação em perícia forense e do Master en Medicina Forense da Universitat de Valencia (Espanha), além de coordenador do curso de especialização em Direito Médico da Escola Superior Verbo Jurídico (RS). 
Currículo Lattes

 

Liane Batistela Kistz

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Educação (2007) e doutorado em Letras (2017) pela mesma instituição. Atualmente é professora Adjunta do Centro Universitário Franciscano e professora da Faculdade Metodista de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores e Ensino de Língua Materna.. 
Currículo Lattes

 

Fábio Freitas Dias

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e Mestrado em Direito pela Universidade de Coimbra (2007). Atualmente é advogado (faz parte da sociedade Robinson e Freitas Dias Advogados) e docente do Centro Universitário Franciscano. Na advocacia, tem experiência na área de Direito Civil e Direito Penal. Na docência, tem experiência com Direito Penal e Direito Processual Penal e tem feito estudos de pesquisa nos seguintes temas: dogmática penal, legitimidade do direito penal, direito penal econômico, direito penal do meio ambiente, procedimento ordinário, interrogatório e princípios do processo penal. 
Currículo Lattes

 

Angelita Woltmann

Doutoranda em Direito (PPGD - UNISINOS) pela Linha Sociedade, Novos Direitos e Transnacionalização. Orientanda do Prof. Dr. Vicente de Paulo Barreto. Cursou as disciplinas do doutorado em Ciências Jurídicas, na área de Direito Penal pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Mestre em Integração Latino-Americana pelo Mestrado em Integração Latino-Americana (MILA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa Direito da Integração, sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Ernani Bonesso de Araújo. Especialista em Direito Constitucional aplicado pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) sob a orientação da ProfªMa. AnaritaAraujo de Oliveira. Especialista em Bioética pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) sob a orientação da ProfªMa. Ana Paula Pacheco Clemente Sanchez. Atualmente, é professora dos cursos de Direito da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) e Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). É pesquisadora do Curso de pesquisadora junto à Cátedra de Direitos Humanos da FAMES, do GPDA-UFSM (Grupo de Estudo em Direito dos Animais) e do Núcleo em Direitos Humanos, da UNISINOS. Atua e tem experiência na área do Direito Público - Constitucional, Internacional e Administrativo com ênfase nas temáticas envolvendo "novos direitos" ou direitos especiais (bioética, biodireito, novas tecnologias, cibercrimes, ambiental e consumidor), direitos humanos e vulnerabilidade, direito, educação & arte (cinema e literatura, em especial) e metodologia científica. Atuou por um longo período como coordenadora de Trabalho de Conclusão do Curso de Direito na UNIME - Lauro de Freitas e na UNICRUZ, Cruz Alta. Atuou como coordenadora e colaboradora em diversos projetos de pesquisa e extensão. Possui registro junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS 61.713), atuando nas áreas de constitucional/administrativo/consumidor/civil (saúde)/família. 
Currículo Lattes

 

Guilherme Pittaluga Hoffmeister

Mestrando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria (PPGD-UFSM); área de concentração: Direitos Emergentes na Sociedade Global; linha de pesquisa: Direitos na Sociedade em Rede. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) - com estágio sanduíche na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), em Portugal. Graduando em Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Núcleo de Direito Informacional (NUDI) da Universidade Federal de Santa Maria, desde 2016, como colaborador no projeto de pesquisa intitulado "O ESTADO NA SOCIEDADE EM REDE: experiências democráticas de promoção de inclusão digital, participação política e transparência no Mercosul." Pesquisador do grupo de Pesquisas em Relações Internacionais de Santa Maria (PRISMA) e do grupo de pesquisa Teoria, Arte e Política (GTAP), ambos vinculados ao curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (RI-UFSM). Membro da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas (ABRACRIM). Sócio-proprietário do escritório Hoffmeister & Souza Goulart Advocacia Criminal. Advogado Criminalista. 
Currículo Lattes

 

Leonardo Sagrillo Santiago

Professor das disciplinas de Processo Penal e Criminologia do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Professor de Direito e Processo Penal da Faculdade Antonio Meneghetti - AMF. Mestre em direito pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Pós-graduado em Ciência Criminais pela Faculdade Anhanguera - UNIDERP (2013). Graduado em Direito pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2011). Conselheiro da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas (ABRACRIM). Presidente da Comissão do Advogado Criminalista na OAB/RS, Subseção Santa Maria. Membro do Escritório Leonardo Santiago Roger de Castro, Advocacia Penal Empresarial. Advogado Criminalista. 
Currículo Lattes

 

Luiza Rosso Mota

Docente do Curso de Direito, Administração e Ciências Contábeis, da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES). Professora substituta do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria - 2015/2017 (UFSM). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com ênfase em Direitos Emergentes da Sociedade Global; Especialista em Direito Público com ênfase em Gestão Pública; Assessora de Juiz de Direito (fevereiro/2012 a abril/2013); Graduada em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) Santa Maria/RS; Integrante do Grupo de Pesquisa em Direito e Marxismo da Universidade Federal de Santa Maria (NUDMARX), financiado pelo CNPq. Coordenadora do Projeto de Pesquisa e Estudos em Sistema Penal e Criminologia da Universidade Federal de Santa Maria - 2016/2017 (PESC). Advogada - OAB/RS 90.533. 
Currículo Lattes

 

Nereu Giacomolli

Professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), desde 2006, vinculado à graduação, mestrado e doutorado em Ciências Criminais. Coordenador de Pesquisa da Escola de Direito. Leciona a disciplina de Direito Processual Penal na Graduação, Processo Penal Contemporâneo no Mestrado e Sistemas Jurídico-Criminais Comparados no Doutorado em Ciências Criminais da PUCRS (conceito 5). Professor convidado no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna de Portugal, de 2013 a 2015. Professor convidado na Universidade Autónoma de Lisboa, no Curso de Mestrado, desde 2017. Possui estudos de Pós-doutorado na Universitádegli Studi di Torino (2008), Doutorado na UniversidadComplutense de Madri (2001) e pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Exerceu a magistratura de 1986 a 2014. Um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal. Um dos editores da Revista Brasileira de Direito Processual Penal (RBDPP). Autor dos seguintes livros: 1) Juizados Especiais Criminais (1997, 2002 e 2009); 2) Legalidade, oportunidade e consenso no processo penal (2006); 3) Reformas (?) do Processo Penal (2008); 4) A Fase Preliminar do Processo Penal (2011); 5) Legalidad, Oportunidad y Consenso enelProceso Penal (2012); 6) Prisão, Liberdade e as Medidas Alternativas ao Cárcere (2013); 7) O Devido Processo Penal (2014, 2015, 2016); 8) A prova penal (co-autor). Lisboa: Rey dos Livros/Empório do Direito (2015). Organizou 17 livros e traduziu outros 06. Também é autor de 35 capítulos em livros e de 34 artigos, tendo proferido várias conferências no Brasil e no Exterior (Lima - Peru, Lisboa - Portugal e Siracusa -Itália). Investiga temas relacionados com o processo penal contemporâneo, líder de grupo de pesquisa "Processo Penal Contemporâneo: fundamentos, perspectivas e problemas atuais", desde 2010, com as linhas consenso, cooperação jurídica internacional e devido processo penal. 
Currículo Lattes