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Apresentação

por Djeison Possamai publicado 08/05/2017 10h48, última modificação 07/07/2021 14h34

Ao longo dos anos, a Faculdade Metodista Centenário tem adequado os Projetos Pedagógicos dos seus diferentes Cursos às Diretrizes Curriculares Nacionais, sejam elas as específicas para cada um, sejam aquelas transdisciplinares que, de maneira mais ampla, tratam da responsabilidade da instituição para as suas linhas de pesquisa, especificamente aqui, sobre a questão dos direitos humanos.

O Estado de Direito em que se vive, com as garantias constitucionais já alcançadas, exige esta responsabilidade não só do corpo docente, mas também de todos os seus colaboradores e não mais comporta a simples igualdade diante da legislação entre os indivíduos. Esta nova postura requer do Estado uma intervenção para assegurar que interesses particulares não se sobreponham aos interesses sociais, buscando sempre a concretização de uma igualdade, de fato, dita material, nas relações firmadas entre os seus cidadãos.

Torna-se necessário, portanto, estabelecer um equilíbrio entre a liberdade individual e o bem estar coletivo, seja no âmbito dos direitos fundamentais, seja no de direitos humanos, já que em maior ou menor grau todas as gerações de direitos perpassam em torno do protagonismo do Estado. Assim, a possibilidade de efetuar interpretações alternativas da realidade existente, bem como o incentivo de uma perspectiva crítica a respeito é que move e instiga a presente instituição a estimular a discussão destes direitos em sua Cátedra de Direitos Humanos, a fim de que os sujeitos envolvidos e a comunidade acadêmica de uma forma geral passem a ter plena consciência de seus direitos e do consequente poder de agir e também do seu poder-dever, responsabilizando-se pelos atos que realizam por meio de uma cidadania participativa e consciente.