Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 1º Festival de Mini Voleibol AVF/FAMES reúne mais de 130 atletas

1º Festival de Mini Voleibol AVF/FAMES reúne mais de 130 atletas

por Dara Luiza Hamann publicado 27/09/2016 12h10, última modificação 27/09/2016 12h10
Participaram equipes mirins e infantis de escolas e clubes de Santa Maria e região

27/09/2016 12h10

O sábado, 24 de setembro, foi marcado por momentos de alegria, entusiasmo e motivação despertados pela prática do esporte. O Ginásio da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) sediou, durante todo o dia, o 1º Festival de Mini Voleibol, promovido em parceria com a Associação Voleibol Futuro (AVF). Cerca de 135 crianças e jovens, com idades entre 10 e 14 anos, participaram das disputas de voleibol, totalizando 45 trios, nas categorias Mirim e Infantil, naipes feminino e masculino.

1 FESTIVAL DE MINI VOLEIBOL

Disputas ocorreram simultaneamente, em "mini-quadras" organizadas no Ginásio da FAMES.

As equipes representaram clubes e escolas de Santa Maria e municípios da região, como Tupanciretã, Arroio do Tigre e Júlio de Castilhos. Os familiares dos atletas prestigiaram a competição, que teve a organização dos acadêmicos das disciplinas de Voleibol e Gestão nos Esportes e Fitness, do Curso de Educação Física da FAMES, sob orientação do professor Jean Pierre Chagas Ávila. Os jogos iniciaram às 10h e seguiram até às 16h30, como um intervalo ao meio dia. “Foi além do horário previsto, devido a solicitação das crianças que estavam muito empolgadas e curtindo o evento”, saliente o professor Jean Pierre. Ao final das partidas, todos os atletas receberam uma medalha pela participação. O docente explica que, por se tratar de um Festival, não há vencedores e vencidos. “A proposta é que todos participem sem ter o objetivo principal na vitória ou derrota”, completa.

1 FESTIVAL DE MINI VOLEIBOL

Atletas, técnicos e familiares acompanharam os jogos.

Conforme o professor Jean Pierre, a proposta de realizar o 1º Festival de Mini Voleibol surgiu da percepção da necessidade de um evento deste porte em Santa Maria, aliada a possibilidade de inovar nas práticas das disciplinas de Voleibol e Gestão em Esportes e Fitness, as quais ele ministra no Curso de Educação Física da FAMES. “Foi proporcionado aos acadêmicos a vivência na prática dos conteúdos desenvolvidos em aula. É fundamental essa aproximação direta com a realidade”, explica. Entre os objetivos da promoção também estão: oportunizar uma atividade diferenciada, prazerosa e formativa para as crianças em geral, unir duas entidades (FAMES e AVF) na proposta de fazer a diferença no esporte em Santa Maria e incentivar a prática do voleibol em âmbito local e regional.

1 FESTIVAL DE MINI VOLEIBOL

Professor Jean Pierre e os acadêmicos de Educação Física que participaram da organização e gestão do evento.

A avaliação desta primeira edição do Festival é positiva. A coordenadora do Curso de Educação Física, professora Tatiana Trevisan, acompanhou as atividades, durante todo o dia. “Ginásio lotado de crianças e adolescentes felizes em meio ao esporte. Foi um sábado de aprendizado e alegria para todos”, declara. Para o professor Jean Pierre, os acadêmicos fizeram um trabalho satisfatório na organização e gestão do evento. Também pelo número considerável de equipes participantes, tendo em vista que a promoção é uma novidade. O sucesso e receptividade da competição refletem na motivação para o 2º Festival de Mini Voleibol, prevista para o dia 26 de novembro, a partir das 10h, no Ginásio da FAMES.