Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / Atividades acadêmicas marcaram o aniversário de 20 anos da Faculdade Metodista

Atividades acadêmicas marcaram o aniversário de 20 anos da Faculdade Metodista

por joana.gunther — publicado 14/05/2018 16h03, última modificação 26/09/2018 12h01

14/05/2018 16h03 - última modificação 26/09/2018 12h01

A Faculdade Metodista completou 20 anos de história no dia 25 de abril e para comemorar a data diversos eventos especiais foram realizados entre os dias 19 e 27 do último mês. Além disso, os cursos de graduação e pós-graduação, a Cátedra de Direitos Humanos, Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e a Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) da Faculdade realizaram atividades acadêmicas durante toda a semana do aniversário.

A abertura das comemorações aconteceu na tarde da quinta-feira (19), com uma homenagem à Faculdade Metodista na Câmara de Vereadores de Santa Maria. A instituição recebeu uma Moção de Congratulações em alusão aos seus 20 anos. O Diretor da Instituição, professor Marcos Wesley, acompanhado da comunidade acadêmica esteve presente recebendo a homenagem que foi conduzida pelo presidente do Legislativo Municipal, vereador Alexandre Vargas.

Na manhã do domingo (22), ocorreu o Culto de Ação de Graças na Igreja Metodista Central, com a presença do Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa e apresentação do Coral Adultos EnCanto do programa de Extensão Escola para Adultos. Logo após o culto, aconteceu um Almoço no Espaço Roda D’Agua.

                 

Na segunda feira, dia 23, às 19h, foram iniciadas as atividades acadêmicas com a abertura da Jornada Acadêmica de Direito. A abertura contou com a presença do professor e mestre em Direitos Humanos Patrick Costa Meneguetti, egresso da Faculdade Metodista.
As atividades da Jornada do Direito seguiram até o dia 27 de abril, entre esses dias foram realizadas diversas palestras, oficinas, relatos de experiências e apresentações de trabalhos. Também na noite do dia 23, aconteceu a abertura do evento Gestão em Ação – Empreendendo Atitudes, organizado pelos Cursos de Ciências Contábeis e Administração da Faculdade Metodista. O evento seguiu sendo realizado até a noite do dia 27, com diversas oficinas e palestras realizadas durante a semana.

                 

                  

A acadêmica do 7º semestre do curso de Ciências Contábeis, Carla Ailana Nunes, foi umas das estudantes da Faculdade que fez parte da Comissão Organizadora do Gestão em Ação. Ela enfatiza sobre a importância que o envolvimento com o evento lhe trouxe, em principal por entrar em contato com um espírito de divisão de conhecimentos e de colaboração e cooperação entre colegas, professores e comunidade. “Foi um espaço que protagonizou um momento em que os acadêmicos e a comunidade pudessem interagir. É um movimento excelente para os cursos e para a comunidade, inclusive pude contar com a presença de colegas do trabalho, que participaram de oficinas e das palestras, e assim como eu, também se sentiram acolhidos. Estou muito orgulhosa em ter feito parte desse grande evento. Descobri o sentido de sermos um só coração”, declara Carla.

 Já na noite da terça-feira, (24), a Cátedra de Direitos Humanos realizou uma roda de conversa sobre “Gênero e violência contra a mulher: abordagens conceituais e relatos de experiências”. A atividade contou com a participação de diversos convidados da área do Direito.

                   

A 9º Jornada Acadêmica de Educação Física deu inicio às suas atividades na manhã do dia 25 de abril. A abertura ocorreu no Auditório, onde foram realizadas duas palestras. Logo após, foram realizadas apresentações de trabalhos em pôsteres. À tarde, a jornada seguiu com a programação que foi finalizada pela noite com o ‘Ciclo de Palestras: 20 anos de regulamentação da profissão de educação física’. A ação foi uma parceria da Faculdade com o Conselho Regional de Educação Física da 2º Região (CREF 2/RS).

                  

Na manhã do dia 26, foi a vez do Colégio Centenário comemorar o aniversário da Faculdade Metodista. Reunidos no Auditório, estudantes do turno da manhã do Colégio e da Faculdade, participaram de um intervalo musical com Roger Bresolin e Lucas Mello, alunos da pós-graduação em Agronegócios que apresentaram músicas gaúchas. Na tarde deste mesmo dia, a Assessoria de Relações internacionais (ARI) da Faculdade promoveu um bate-papo com a professora do Curso de Ciências Contábeis, Sabrina Löbler, sobre o intercâmbio que realizou nos Estados Unidos.

                   

                   

Para finalizar a programação de atividades especiais, na sexta-feira (27), variadas ações foram realizadas. A ARI promoveu a Oficina de Conversação “Time management” que ocorreu no turno da manhã e da noite. Pela noite, aconteceram três oficinas. A primeira foi a “Empreendendo com os objetivos sustentáveis da ONU”, ministrada por Gabriel Peres, acadêmico do curso de Administração da UFSM, Presidente da AIESEC em Santa Maria e fundador do Projeto Social AconteSer SM. A segunda foi sobre “Psicologia Organizacional”, ministrada pelas psicólogas Suélen Ilha e Amanda Hoenisch Diehl. E a última com a temática “Educação Fiscal’, foi ministrada por Rosaura Vargas, coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria. Além do mais, também foi realizado o Seminário da Pós-Graduação com a Palestra: Organização, avanços e desafios do Setor Vitivinícola. O convidado do Seminário foi Carlos Raimundo Pavian, Diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Paviani falou sobre “Organização, avanços e desafios do Setor Vitivinícola”.

                     

Além das diversas atividades, durante toda a semana dos 20 anos da Faculdade Metodista, a Conexão CPA - Comissão Própria de Avaliação (CPA) esteve realizando ações internas para a comunidade acadêmica. Através de intervenções, estudantes e professores tomaram conhecimento sobre o que é e como funciona a CPA, e receberam os resultados da Avaliação Institucional Triênio de 2015 a 2017 realizados pela Comissão.

                                                                            

O diretor da Faculdade Metodista, Professor Marcos Wesley, aproveitou a ocasião para salientar a importância da união da comunidade acadêmica para o progresso da Faculdade nos próximos anos. “Conto com vocês, alunos, professores e colaboradores, para juntos construirmos e edificarmos os próximos 20 anos da Faculdade Metodista”, convidou o diretor.

 

Assessoria de Imprensa