Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aula Magna do Curso de Direito incentiva disseminação da paz

Aula Magna do Curso de Direito incentiva disseminação da paz

por Dara Luiza Hamann publicado 16/09/2016 13h49, última modificação 16/09/2016 13h49
Palestrante Marcos Rolim explanou sobre o tema na noite de segunda-feira (12)

16/09/2016 13h49

Os calouros e acadêmicos do Curso de Direito da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) participaram da Aula Magna do segundo semestre de 2016. A atividade foi realizada na noite de segunda-feira (12), no Auditório Alice Denison. Nesta edição, o tema foi “O Ovo da Serpente: riscos da disseminação do ódio no Brasil”.

Aula Magna Direito 2016/2

Hino Nacional Brasileiro foi entoado na abertura da Aula Magna.

Na abertura, a Agente da Pastoral Universitária, Ângela Dias, acolheu a todos e instigou o público a refletir sobre as relações humanas e o cuidado com o próximo. Também se manifestou o diretor da FAMES, professor Marcos Wesley. Ele citou um trecho do texto “O amor é o dom supremo”, de Coríntios 12-13, para enfatizar que o amor é o sentimento que prevalece, juntamente com a fé e a esperança. Ainda no momento inicial, a coordenadora do Curso de Direito, professora Karina Brunet agradeceu a todos pela presença e reforçou a importância de disseminar o amor nos tempos atuais.

Aula Magna Direito 2016/2

O diretor da FAMES, professor Marcos Wesley, enfatizou a importância do exercício do amor ao próximo.

O tema da Aula Magna foi abordado pelo professor Marcos Rolim, da Cátedra de Direitos Humanos do Centro Universitário Metodista – IPA, de Porto Alegre. Ele usou como ponto de partida alguns teóricos que fizeram declarações a respeito da disseminação do ódio. Um deles é Darwin, que define o ódio como o sentimento mais potente que o ser humano é capaz de produzir. Para Rolim, o atual cenário político do Brasil fomenta a intolerância e, consequentemente, o ódio. O palestrante acredita que a raiva e a intolerância são os sentimentos que antecedem o ódio. Desta forma, a disseminação do ódio pode ser evitada somente com uma mudança nas atitudes do dia a dia. “Ao invés de sentimentos ruins, vamos espalhar a paz”, convidou Rolim.

Aula Magna Direito 2016/2

Conforme o palestrante, Marcos Rolim, o ódio é disseminado por meio de ações.

O tema da palestra faz referência ao filme O Ovo da Serpente, de 1977, que trata sobre o surgimento do nazismo na Alemanha e da luta dos judeus pela sobrevivência. Para a coordenadora do Curso de Direito, professora Karina Brunet, a atividade foi um sucesso. O acadêmico Robson Almeida também avalia positivamente o debate e a reflexão promovidos na Aula Magna. “É um tema pouco abordado, porque as consequências são vistas como naturais. O discurso de ódio é tido como “normal”, o que nos afasta do pensamento crítico e não nos permite evoluir como seres humanos. Sou muito grato pela oportunidade”, declara.