Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Presencial / Marketing e Vendas / Corpo Docente

Corpo Docente

Bruno Mello Correa de Barros

Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação - PPGD da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, na área de Concentração: Direitos Emergentes na Sociedade Global e linha de Pesquisa: Direitos na Sociedade em Rede. Docente do Curso de Direito da Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES, com atuação nas disciplinas de Direito Constitucional, Introdução ao Estudo do Direito, Direito Administrativo e Direito Informacional. Aluno do Programa de Pós-Graduação, modalidade Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior - CAPES pelo período de Fevereiro de 2016 a Março de 2017. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas em Direito & Internet - CEPEDI, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, cadastrado na plataforma de pesquisas CNPq, atuação na linha de pesquisa Riscos e (des)controles do ciberespaço. Integrante do projeto de pesquisa Ativismo digital e as novas mídias: desafios e oportunidades da cidadania global, projeto registrado no Gabinete de Estudos e Apoio Institucional (GEAIC) do Centro de Ciências Sociais e Humanas - CCSH da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, sob o nº 030039. De 2014 a 2015 participou como pesquisador do Núcleo de Direito Informacional - NUDI da UFSM, também cadastrado no CNPq. Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito - CONPEDI e membro associado da Academia Nacional de Estudos Transnacionais - ANET. Parecerista Permanente da Revista Brasileira de Políticas Públicas. Autor de artigos científicos, trabalhos acadêmicos e pesquisas nas áreas de Direito Digital, Direito e Internet, Direito da Criança e do Adolescente, bem como temas relacionados à utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC, Democratização da Mídia e Lei de Acesso à Informação.

 

Carina Batista Bohnert

Graduada em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pelo Centro Universitário Franciscano, Especialista em Gestão de Pessoas e Marketing pela Faculdade Metodista de Santa Maria(FAMES), cursa Mestrado Profissionalizante em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria(UFSM).  Tem experiência na área de Comunicação Institucional, Assessoria de Imprensa, e Marketing e Estratégias Organizacionais. Desenvolveu pesquisa sobre o papel do jornalismo empresarial como agente construtor da imagem simbólica institucional e sobre marketing digital usando como ferramenta as mídias sociais. É coordenadora do setor de Comunicação e Marketing do Instituto Metodista Centenário. 

 

Daniel Knebel Baggio

Possui graduação em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI - 2005), Mestrado em Contabilidade e Finanças - Universidad de Zaragoza (2007) e Doutorado em Contabilidade e Finanças - Universidad de Zaragoza (2012) revalidado pela Universidade de São Paulo (USP) em Controladoria e Contabilidade. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento da UNIJUI e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações da Universidade Regional Integrada (URI). Investigador pela Universidade de Zaragoza, integrando o Grupo de Investigación en Economia Financiera (GIECOFIN) e da UNIJUI, integrando o Grupo de Pesquisa em Competitividade e Gestão Estratégica para o Desenvolvimento (GPCOM/UNIJUI). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Finanças, Mercado de Capitais, Fundos de Investimentos, Empreendedorismo, Jogos Empresariais e Governança Corporativa.

 

Eduardo Botti Abbade

Graduado em Administração de Empresas pela UFSM, Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa pela UFSM, Mestre em Administração pela UFPR e Doutor em Agronegócios UFRGS. Atua como Professor Assistente do Centro Universitário Franciscano e Analista Administrativo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH-HUSM). Tem experiência na área de Marketing e Estratégias Organizacionais, com ênfase em pesquisa de marketing, análise estratégica e posicionamento de mercado. Áreas de interesse incluem teorias e estratégias organizacionais, marketing estratégico, tecnologias de informação e gestão, arranjos e configurações produtivas e sistemas agroindustriais. Também se dedica a estudar os sistemas alimentares e a segurança alimentar em âmbito mundial. 
Currículo lattes

 

Fabrise de Oliveira Muller

Possui graduação em Comunicação Social - Hab. Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e mestrado em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Especialista em Marketing e RH (UFSM) e em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Doutora em comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Cursando especialização Metodologias para o Ensino Superior (PUC - RS). Experiência nas áreas de marketing, negociação, comunicação estratégica e relações públicas.

 

Felipe Rosa da Silva

Graduado em Ciências Econômicas (UFSM) e Mestre em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D/UFSM). Professor de Processos de Mercado e de Teoria Monetária e Bancária do Mestrado em Economia do Centro de Estudos Superiores Online de Madrid – Manuel Ayau (OMMA) e da Universidad Francisco Marroquim (GUA). Docente de Economia Geral e Administração no Sistema de Ensino Gaúcho. Pesquisa principalmente nas seguintes áreas: políticas monetárias e fiscais, economia brasileira, metodologia e epistemologia com ênfase em estudos praxiológicos e condicionamentos da estrutura social.

 

Guilherme Brandelli Bucco

Graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (2004), graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (2010) e mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-graduação em Administração (área Pesquisa Operacional) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Modelagem Quantitativa e Pesquisa Operacional.

 

Lindiane da Veiga Baisch

Possui graduação em Administração com ênfase em Empreendedorismo pelo Centro Universitário Franciscano (2006) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Atualmente é Gerente Trade Marketing da Companhia Vontobel de Investimentos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: rede de empresas, negociação, marketing, vendas, competitividade e planejamento estratégico.

Lisiane Pellini Faller

Mestre em Administração - área de Estratégia e Competitividade - Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/CCSH/UFSM), 2009. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Luterana do Brasil - Campus Santa Maria, RS, 2006. Experiência em Administração, ênfase em Administração de Empresas, nas áreas de gestão de pessoas -liderança de equipes de trabalho, vendas e coordenação administrativa, comercial e financeira em lojas de varejo. Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria, 2013, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/CCSH/UFSM). 
Currículo lattes

 

Luciana Maria Scarton

Possui graduação em Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cambury de Goiânia e Especialização em Marketing pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Mestre e Doutora em Agronegócios pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios - CEPAN/UFRGS. Trabalhou como Executiva de Contas e Marketing na RBS TV Cruz Alta e Santa Rosa, assim como trabalhou na área de Mídia na TV Anhanguera de Goiânia. Atuou como Docente nas disciplinas de Administração Mercadológica I e II e Coordenou da Comissão Própria de Avaliação da Fais - Faculdade de Sorriso/MT. Integrou e atuou como pesquisadora no Projeto de Cooperação Técnica entre PGDR-UFRGS/Ipea na Análise Multidimensional dos dados do Censo Agropecuário 2006. Trabalhou na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS com Coordenação de Projetos, Eventos e Gestão da Informação das Câmaras Setoriais e Temáticas. Atualmente integra o quadro docente da Fames - Faculdade Metodista de Santa Maria/RS.

Currículo lattes

 

Renata Gonçalves Rodrigues

Possui graduação em Administração pela Universidade de Passo Fundo (2008). Mestre (2011) e Doutora em Agronegócios (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como tutora no curso de Graduação Tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural PLAGEDER - UFRGS. Atuou como Assessora técnica das Câmaras Setoriais e Temáticas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS. Atuou como tutora no curso de Graduação Bacharelado em Desenvolvimento Rural PLAGEDER - UFRGS. Atuou como professora substituta no curso de Administração da Universidade de Passo Fundo.

 

Rodimar Dall Agnol

Formado em Administração com ênfase em cooperativas(UFSM), possui MBA em Engenharia de Produção(UFSM), Especialização em Recursos Humanos e Marketing(UFSM), Bussiness and Management for International Professionals (UCI - University Of California Irvine USA), MBA Executivo Internacional com ênfase em Gestão empresarial(FGV). Possui experiência nas áreas de gestão estratégica e gestão empresarial. É diretor do Centro de Formação de Condutores Viacentro.

 

Ronie Gabbi

É fundador da Gabbi Consultorias prestadora de serviços em negócios e gestão. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Tem 22 anos de experiência em Gestão de Pessoas e mercados, é formador de equipes de vendas de alta performance. Ouvidor Financeiro, foi Diretor Ouvidor de uma Administradora de Consórcios. Fundador e Diretor Executivo da Empresa AgroSanta de Santa Maria, especializada em mecanização de pequenos espaços. Especialista em Gestão Empresarial e tem Inteligência e Coaching Estratégico pela Fundação Getúlio Vargas. MESTRE pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM.  Diretor Técnico da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria – CACISM Gestão 2012-2014, 2014 – 2016 e 2016 – 2018. Diretor Regional Centro do Estado do Rio Grande do Sul, da FEDERASUL, 2016-2018. Lançou em Santa Maria o projeto de treinamento “Comunicação Negociação e Vendas” junto a Câmara de Comércio Indústria e Serviços com o objetivo de melhorar a eficiência em Negociação dos participantes que passarem pelo projeto.

 

Valéria da Veiga Dias

Doutoranda em Agronegócio pela UFRGS (2013) desenvolvendo estudos sobre Comportamento do consumidor relacionado à alimentos com apelo sustentável (orgânicos). Coordenadora do Grupo de Mercado e Consumo no Núcleo de Estudos em Agroecologia - UFRGS. Pesquisadora no Centro de Estudos Internacionais de Governo - CEGOV/UFRGS. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e graduação em Administração pela mesma instituição (2005). Graduação no Programa Especial de formação para Docentes para educação Profissional pela UFSM (2013). Professora de pós graduação na Faculdade Palotina e formação na Universidade Corporativa Eny. Disciplinas ministradas: Agronegócio, Gestão Sustentável e Inovação, Comportamento Organizacional e Comportamento do Consumidor, Gestão da Qualidade. Atuou como professora na UFSM com disciplinas de Marketing, Tópicos Especiais em Marketing e Administração Mercadológica. Pesquisadora em: Marketing (Comportamento do Consumidor), Mercado de alimentos e alimentação alternativa, disfunções de consumo, Recursos Humanos, Gestão e sustentabilidade. Integrante de dois Grupos de Pesquisa (CNPQ). 
Currículo lattes

 

Vinicius Morais Campos

Mestre em Práticas Sócioculturais e Desenvolvimento Social (2015), Especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing - com ênfase em Mídias Digitais (2014) e Graduado em Publicidade e Propaganda (2009) pela Universidade de Cruz Alta. Foi bolsista Prosupe/Capes e pesquisador da área da Linguística, com especial dedicação para as Teorias Análise Crítica do Discurso, participando dos Grupos de Pesquisa GEL - Grupo de Estudos linguísticos da UNICRUZ. Exerceu a função de coordenador de comunicação no Projeto Profissão Catador, financiado pelo Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras. Atuou como publicitário (Social Media) no NIC - Núcleo Integrado de Comunicação da Universidade de Cruz Alta e é sócio-proprietário da Murga Comunicação, agência especializada em marketing digital. Experiências no mercado profissional como sócio-diretor (Revista Vértice), diretor de marketing (ACAF- Associação Cruz Alta Futsal) e assessor comunicacional de diversas empresas e entidades atuando como freelancer. Professor no programa de pós gradução da Universidade de Cruz Alta (2017/2018) no Curso de Especialização em Assessoria de Comunicação e Marketing - Ênfase em Mídias Digitais. Na área de pesquisas, estuda principalmente temas relacionados à mídias digitais, mobilização social, marketing, comportamento do consumidor, sustentabilidade e criação publicitária.